Conheça o Parque do Descobrimento, um passeio imperdível no Sul da Bahia
Fundado em 1999, o parque protege um dos maiores fragmentos de Mata Atlântica no Brasil
No extremo sul da Bahia, onde a Mata Atlântica resiste e se estende pelos tabuleiros costeiros, encontra-se o Parque do Descobrimento. Essa vasta área verde, com cerca de 23 mil hectares dentro do município de Prado, é um verdadeiro santuário natural.
Fundado em 1999, o parque protege um dos maiores fragmentos de Mata Atlântica no Brasil, sendo reconhecido pela UNESCO como Sítio do Patrimônio Mundial Natural.
Parque do Descobrimento: paraíso tropical no Sul da Bahia
O parque encanta os visitantes com sua floresta tropical densa e vibrante, habitada por árvores centenárias e espécies raras da fauna brasileira.
- Cientistas revelam possível causa para o surgimento do Parkinson
- São Caetano inaugura parque linear na Kennedy e entrega Cidade das Crianças revitalizada
- Viajar sozinha no Brasil: 3 lugares para uma experiência transformadora
- 8 cursos gratuitos sobre sustentabilidade e ESG
Ao percorrer as trilhas, os visitantes podem se deparar com uma gameleira que atravessou séculos, ouvir o canto melodioso do capitão-do-mato, típico da região, sentir o perfume inebriante da mata e ainda vivenciar a cultura rica do povo Pataxó.
Para explorar essa maravilha natural, recomenda-se contratar um guia credenciado, que conduz por trilhas que vão das mais leves, como a Trilha do Macaco-Prego, às mais longas e desafiadoras, como a Trilha da Gameleira e a da Juerana.
Para os ciclistas, a Ciclotrilha do Tambor oferece uma rota especial para pedalar. Já atrações como a Lagoa Só Não Vou são acessíveis de carro.
Como chegar?
Com funcionamento diário das 6h às 17h, o parque é acessado pela BA-489, próximo ao km 35 entre Prado e Itamaraju. Em breve, contará com novas estruturas, como uma área de recepção e banheiros para maior conforto dos visitantes.