Parque do Descobrimento é passeio imperdível na BA
Unidade de conservação, em Prado, um dos maiores fragmentos protegidos de Mata Atlântica do país
No extremo sul da Bahia, uma área de Mata Atlântica vence as barreiras do tempo e se consolida sob os tabuleiros costeiros no Parque Nacional do Descobrimento. A unidade de conservação, totalmente inserida no município de Prado, é uma imensidão verde –são cerca de 23 mil hectares.
Criado em 1999, o Parque Nacional do Descobrimento abriga um dos maiores fragmentos protegidos de Mata Atlântica do país, reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Sítio do Patrimônio Mundial Natural.
Com paisagens impressionantes, o parque prevela ao visitante uma das mais ricas florestas tropicais da costa brasileira, com árvores imponentes e exemplares de fauna ameaçados de extinção.
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
- Trem turístico vai ligar Rio de Janeiro e Minas Gerais
Ao caminhar pelas trilhas, o visitante pode conhecer uma gameleira bicentenária, ser acompanhado pelo canto do capitão-do-mato (ave típica da região), sentir o aroma da mata ou mergulhar na cultura pataxó.
#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?
Para visitar o parque, é recomendável a contratação de um condutor credenciado. As trilhas podem ser percorridas a pé, com caminhos mais fáceis, como a trilha do Macaco-Prego, ou mais longos, como a da Gameleira ou da Juerana.
Para os amantes do pedal, a Ciclotrilha do Tambor é exclusiva para esta atividade. Alguns atrativos podem ser acessados de carro, como a Lagoa Só Não Vou. O parque vai ganhar ainda este ano dez banheiros e uma área para recepção de visitantes, que serão construídos na entrada do parque.
A unidade de conservação está aberta à visitação todos os dias da semana, das 6 às 17 horas, com entrada pela BA-489 (Prado – Itamaraju), próximo ao km 35.