Parque Maeda inova e lança colheita à vontade de mirtilos
Localizado em Itu, parque oferece infraestrutura completa de lazer e até hospedagem
O Parque Maeda, em Itu (SP), acaba de ampliar sua experiência gastronômica e de lazer. Conhecido pelo tradicional rodízio de morangos, o espaço agora oferece aos visitantes a oportunidade de colher e saborear mirtilos fresquinhos diretamente do pé.
Inspirada no método japonês burūberī-gari, a novidade marca a primeira safra da fruta no parque, que conta com 260 plantas disponíveis para degustação.

A atividade complementa o passeio já consolidado com os morangos e promete atrair ainda mais famílias em busca de contato com a natureza e sabores típicos da estação.
Para aproveitar ao máximo, especialistas recomendam escolher mirtilos firmes e de tonalidade azul-escura, garantindo o sabor mais intenso da fruta.
Benefícios do mirtilo
Embora ainda esteja conquistando espaço nas prateleiras brasileiras, o mirtilo já se destaca pelos benefícios à saúde. Rico em antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras, ele contribui para a saúde do coração, dos olhos e da pele, fortalece o sistema imunológico e auxilia na memória e, por ser pouco calórico, é muito usado em dietas de emagrecimento.
A fruta pode ser consumida em sua forma natural ou adicionada a sucos, vitaminas, sobremesas e chás.

No Parque Maeda, o mirtilo é cultivado em vasos posicionados nas laterais da estufa de morangos, em um ambiente protegido de pássaros, pragas e doenças, condição essencial para garantir a qualidade dos frutos. “É a chance perfeita para se conectar com a natureza e garantir uma dose extra de sabor e saúde”, destaca Fernando Maeda, administrador do parque.
O manejo inclui a manutenção da acidez do solo com matéria orgânica e uma poda anual, fundamental para a saúde da planta e qualidade dos frutos. A poda é feita, normalmente, no período de inatividade da planta, entre o fim do inverno e início da primavera. A irrigação é constante, feita por gotejamento, para manter o solo úmido.
A produção estimada para esta safra é de aproximadamente 900 quilos, o equivalente a três quilos por pé, com a colheita prevista entre novembro e janeiro.
Como participar da colheita de mirtilos
Para viver a experiência da colheita de mirtilos, basta adquirir o Passaporte Day Use (R$ 170) do parque ou a entrada avulsa, além do ingresso específico do passeio, que custa.

Por se tratar de um cultivo sujeito a variações climáticas e sazonais, a orientação é sempre entrar em contato com o Parque Maeda antes da visita para confirmar a disponibilidade das frutas para colheita no dia.
Mais informações e a compra do Passaporte Day Use podem ser feitas no site oficial (parquemaeda.com.br) ou pelo telefone (11) 2118.6200.