Parque Nacional dos Lagos de Plitvice é atração única na Croácia
Uma das atrações do parque é a Supljara (‘caverna oca’), com sua entrada vertical
É o mais antigo e o maior parque nacional da Croácia. E, certamente, um dos mais lindos do mundo.
Localizado na região central desse país do Leste Europeu, o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice foi fundado em 1949 para proteger cerca de 300 km² de florestas da Croácia.
O Nacionalni park Plitvička jezera, nome original em língua croata, é conhecido pela sequência de 16 lagos conectados por cachoeiras de todos os tamanhos, cujo destaque é a impressionante Veliki Slap (‘Grande Cachoeira’, em português), uma queda de 78 metros de altura, considerada a maior em todo o país.
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
Declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, esse parque nacional bem estruturado pode ser visitado sobre passarelas de madeira que cruzam lagos; em trenzinhos que levam os visitantes aos lagos Superiores e Inferiores; e até em pequenas embarcações que fazem deslocamentos breves entre uma margem e outra.
No entanto, Plitvice vai além dos lagos de formação milenar e abriga também a Supljara (‘caverna oca’), com sua entrada vertical e formada pelo escoamento de água nas rachaduras das rochas.
Para acessá-la, uma escadaria de pedras leva o visitante por seus salões interiores, com acesso tanto no nível dos lagos quanto pelos mirantes do setor superior do parque.
SAIBA MAIS
Parque Nacional dos Lagos de Plitvice
O local é uma das atrações mais procuradas da Croácia e pode ter excesso de visitantes, durante o verão europeu, o que costuma causar o fechamento temporário da portaria de acesso. Segundo a administração do parque, é recomendável chegar fora do horário de pico, entre às 10h e às 14h.
ingresso: de 55 kunas (de janeiro a março e entre novembro e dezembro) a 150 kunas (de abril a junho e de setembro a outubro). Em agosto de 2018, uma kuna croata custava, aproximadamente, R$ 0,64.
Diariamente, das 7h às 20h (venda de entradas até às 18h).
np-plitvicka-jezera.hr
QUEM LEVA
Contiki
Especializada em viagens exclusivas para jovens de 18 a 35 anos, essa agência conta com roteiros de até nove dias pela costa da Croácia. A partir de US$ 137 por dia, com acomodação, refeições e atividades inclusas.
www.contiki.com