Parque Nacional dos Lagos de Plitvice é atração única na Croácia

Uma das atrações do parque é a Supljara (‘caverna oca’), com sua entrada vertical

Em parceria com Viagem em Pauta
18/09/2018 21:23 / Atualizado em 05/05/2020 11:54

É o mais antigo e o maior parque nacional da Croácia. E, certamente, um dos mais lindos do mundo.

Localizado na região central desse país do Leste Europeu, o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice foi fundado em 1949 para proteger cerca de 300 km² de florestas da Croácia.

Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, na Croácia
Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, na Croácia - Eduardo Vessoni

Nacionalni park Plitvička jezeranome original em língua croata, é conhecido pela sequência de 16 lagos conectados por cachoeiras de todos os tamanhos, cujo destaque é a impressionante Veliki Slap (‘Grande Cachoeira’, em português), uma queda de 78 metros de altura, considerada a maior em todo o país.

Declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, esse parque nacional bem estruturado pode ser visitado sobre passarelas de madeira que cruzam lagos; em trenzinhos que levam os visitantes aos lagos Superiores e Inferiores; e até em pequenas embarcações que fazem deslocamentos breves entre uma margem e outra.

Passarela sobre os Lagos de Plitvice, na Croácia
Passarela sobre os Lagos de Plitvice, na Croácia - Eduardo Vessoni

No entanto, Plitvice vai além dos lagos de formação milenar e abriga também a Supljara (‘caverna oca’), com sua entrada vertical e formada pelo escoamento de água nas rachaduras das rochas.

Para acessá-la, uma escadaria de pedras leva o visitante por seus salões interiores, com acesso tanto no nível dos lagos quanto pelos mirantes do setor superior do parque.

SAIBA MAIS

Parque Nacional dos Lagos de Plitvice

Caverna Supljara, no Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, na Croácia
Caverna Supljara, no Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, na Croácia - Eduardo Vessoni

O local é uma das atrações mais procuradas da Croácia e pode ter excesso de visitantes, durante o verão europeu, o que costuma causar o fechamento temporário da portaria de acesso. Segundo a administração do parque, é recomendável chegar fora do horário de pico, entre às 10h e às 14h.

ingresso: de 55 kunas (de janeiro a março e entre novembro e dezembro) a 150 kunas (de abril a junho e de setembro a outubro). Em agosto de 2018, uma kuna croata custava, aproximadamente, R$ 0,64.
Diariamente, das 7h às 20h (venda de entradas até às 18h).
np-plitvicka-jezera.hr

QUEM LEVA

Contiki
Especializada em viagens exclusivas para jovens de 18 a 35 anos, essa agência conta com roteiros de até nove dias pela costa da Croácia. A partir de US$ 137 por dia, com acomodação, refeições e atividades inclusas.
www.contiki.com