Passageiro que teve voo cancelado pode receber indenização

08/03/2018 17:55 / Atualizado em 05/05/2020 09:58

Não é raro encontrar alguém que já teve um voo cancelado e passou por uma série de transtornos. O que poucos sabem é que o cancelamento de um voo pode gerar indenização para o passageiro.

De acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), foram registrados mais de 72 mil voos cancelados em 2017. Os motivos são variados: mau tempo, reparos inesperados na aeronave, entre outros.

Companhias aéreas devem prestar toda assistência ao passageiro que teve o voo cancelado
Companhias aéreas devem prestar toda assistência ao passageiro que teve o voo cancelado

Com esses números, a recomendação de ter uma troca de roupa extra na mala de mão e viajar com horários tranquilos nunca foi tão pertinente. No entanto, para quem viaja com frequência, com escalas e em horários de pico, ter um voo cancelado, reagendado ou mesmo atrasado é motivo de sufoco.

Meu voo foi cancelado, e agora?

Especialistas em direito do consumidor dizem que o passageiro pode buscar indenização para o caso de voo cancelado e que os juízes avaliam cada cenário.

Se você teve um voo cancelado que originou uma série de problemas ou uma complicação grave, procure uma empresa que possa ajudá-lo no processo de indenização.

É importante lembrar que a responsabilidades das companhias aéreas não se referem só pelo não embarque, mas também pela maneira como a contratada trata o cancelamento do voo e o auxílio aos passageiros.

Já existe lei que exige que as empresas ofereçam algum tipo de auxílio para o passageiro que não consegue embarcar, mas fique de olho nas condições dessa ajuda.

Indenização

Comece registrando todos os percalços do caminho. Tire fotos do painel de embarque no aeroporto, registre quando e como avisaram que o voo tinha sido cancelado, qual foi o auxílio oferecido e que o cancelamento pode te gerar de prejuízo.

Peça também um requerimento da companhia aérea que atesta o cancelamento. É um documento simples e no balcão de atendimento você pode fazer a solicitação.

Guarde seu bilhete de embarque antigo, o novo, em caso de terem transferido você para outro voo, e todos os registros de compromissos cancelados por conta do inesperado cancelamento.

Há empresas especialistas nesse serviço e que podem auxiliar no processo, bem como entender suas reais chances de ganho diante de um cancelamento de voo. O mais importante é não deixar seu direito para depois.