Passagens para o RS podem ser remarcadas sem custo

O reembolso ou crédito por cancelamento de voos com destino final alterado será total, sem cobrança de taxas

20/05/2024 05:45

Passageiros que precisarem remarcar voos comprados com destino final para o Rio Grande do Sul não precisarão pagar taxas adicionais para alterar a data da viagem, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Além disso, o reembolso ou crédito por cancelamento de voos com destino final alterado será total, também sem cobrança extras.

Aeroporto de Porto Alegre permanece fechado por tempo indeterminado
Aeroporto de Porto Alegre permanece fechado por tempo indeterminado - Divulgação/Fraport

A opção de devolução do valor da passagem deve ser oferecida ao cliente também em dinheiro, e não apenas por meio de crédito para utilização futura.  A medida  já está em vigor e tem prazo de até um ano da data original. 

A Anac destaca ainda que a prioridade de atendimento é para os passageiros com bilhetes já emitidos.

Como regra geral, empresas aéreas precisam identificar e priorizar o contato com passageiros que tenham algum trecho de retorno pendente, seja para o Rio Grande do Sul, seja do estado rumo a outras Unidades da Federação, a fim de que definam preferencialmente suas reacomodações.

Voos para o Rio Grande do Sul

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, está fechado por tempo indeterminado após ter sido atingido pela enchente no início do mês. 

Novos voos da malha aérea emergencial para o interior do Rio Grande do Sul começaram a operar na semana passada.

Inundação chegou ao interior do aeroporto internacional de Porto Alegre, o Salgado Filho
Inundação chegou ao interior do aeroporto internacional de Porto Alegre, o Salgado Filho - Divulgação/Fraport

De acordo com a Anac, as companhias aéreas também devem buscar identificar casos urgentes e relevantes para fins de priorização do transporte.

Na semana passada, a Anac suspendeu, por tempo indeterminado, a venda de passagens aéreas para voos com origem e destino ao aeroporto Salgado Filho. 

A medida vale para todos os canais de vendas de passagens das companhias aéreas, bem como agências de viagem e outras plataformas.