Passeio de Maria Fumaça é atração em Bento Gonçalves (RS)
Conhecido como "Trem do Vinho", o passeio percorre 23 quilômetros por três cidades da Serra Gaúcha
Uma das atrações mais procuradas pelos turistas que visitam a Serra Gaúcha, o passeio de Maria Fumaça está completando 30 anos.
Conhecido como “Trem do Vinho”, o passeio percorre, desde 5 de junho de 1993, 23 quilômetros entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.
As locomotivas à vapor Mikado 156 (1941) e Jung 4 (1954) são as responsáveis por puxar o conjunto de vagões, que pode variar de seis a sete (conforme a demanda), que levam até 350 passageiros por viagem.
Para estarem prontas para o passeio elas precisam ser acesas, com lenha, 3 horas antes da primeira viagem, e durante o trajeto.
O fogo é mantido por 900 quilos de briquete (serragem compactada) e 4 mil litros de água –captados de forma sustentável através de sistema pluvial construído pela Giordani.
Cada locomotiva pesa em torno de 80 toneladas, e cada vagão puxado aproximadamente 30 toneladas. Se somados, a locomotiva e seis vagões, pesam 260 toneladas (fora o peso dos passageiros), e o conjunto é capaz de andar a uma velocidade que varia entre 20 a 30 km/h.
Como é o passeio de Maria Fumaça
Dentro e fora dos vagões, os atrativos que valorizam as culturas italiana e gaúcha são mantidos até os dias de hoje, através de apresentações artísticas e musicais, e a tradicional degustação de vinhos, sucos e espumantes produzidos na região.
O passeio de Maria Fumaça pode ser feito durante o ano todo, as quartas, sextas, sábados e domingos.
A viagem custa a partir de R$ 235 e inclui degustação de vinho, espumante e sucos. Nos pacotes mais caros também são servidos almoço. O trajeto dura cerca de 3 horas.
Valores e horários variam na alta e baixa temporada. Informações e reservas no (54) 3455.2788 ou www.giordaniturismo.com.br.