Passeios de um dia para fazer no feriado da Independência

Dias livres no meio da semana são considerados “perdidos” por quem quer aproveitá-los. É o caso dos dois próximos feriados nacionais –7 de setembro (Independência) e 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida)–, ambos caem numa quarta-feira. Mas, organizando direitinho, dá para viajar. O pessoal do ViajaNet fez uma seleção de destinos que, mesmo em apenas um dia –ou menos–, valem a visita. Confira

De João Pessoa (PB) a Natal (RN)

O Nordeste é naturalmente cheio de encantos, mas a capital do Rio Grande do Norte se destaca nesse cenário paradisíaco. Até quem parte de outro estado pode aproveitar um dia entre as dunas, praias e outras atrações turísticas da cidade – de João Pessoa, na Paraíba, para a localidade, o voo dura cerca de duas horas apenas. Em Ponta Negra, por exemplo, é possível se divertir com as barracas no calçadão, tomar banho de mar, além de apreciar o icônico Morro do Careca, duna de 120 metros de altura.

De Recife (PE) a Maragogi (AL)

Mesmo que a cidade tenha atrativos suficientes para quem quer relaxar por uma semana ou mais, Maragogi (e suas águas cristalinas), em Alagoas, também é digna de uma visita de um dia. O visual da Costa dos Corais está entre os mais bonitos do planeta com as piscinas naturais, também chamadas de galés pelos nativos, que são ideais para mergulhos junto aos peixes.

De São Paulo (SP) a Rio de Janeiro (RJ)

A ponte aérea conta com um trecho de apenas uma hora, que possibilita ao paulistano curtir a noite carioca na véspera do feriado. Por lá, além da beleza estonteante da Cidade Maravilhosa, os passeios clássicos pelo Cristo Redentor e em Copacabana garantem a diversão. Para finalizar, os bares da Lapa com rodas de samba são uma ótima pedida.

De Porto Alegre a Bento Gonçalves (RS)

No sul do país, a cidade gaúcha de Bento Gonçalves é uma ótima opção para passar o dia. A pouco mais de 120 quilômetros de Porto Alegre, ela conta com atrações para quem se interessa por atividades mais tranquilas. O passeio na Maria Fumaça (que leva até a cidade vizinha de Garibaldi) faz parte do roteiro obrigatório, bem como a visita a uma das vinícolas da região, que produz alguns dos melhores vinhos do país.

De Belo Horizonte a São João Del Rei (MG)

A capital mineira fica relativamente próxima às cidades históricas do estado, como Ouro Preto, Mariana e, claro, São João Del Rei. Cidade natal do ex-presidente Tancredo Neves, São João Del Rei conta com lugares históricos e ricos em arte barroca. O passeio de um dia pelo local pode render visitas inspiradas por cachoeiras, igrejas, museus (como o da Força Expedicionária Brasileira) e minas de ouro (como a Presidente Tancredo Neves, uma profunda escavação em rocha subterrânea da qual, ainda hoje, se extrai ouro).