13 patrimônios culturais da humanidade para conhecer no Brasil

Do Sul ao Nordeste, opções é o que não faltam

Por: Guichê Virtual Comunicar erro

O Brasil abriga belas praias, mas também tem muita cultura e um rico acervo histórico! Por isso, 13 Patrimônios Culturais da Humanidade ficam no Brasil. Demais, né?

O primeiro título de patrimônio mundial foi concedido ao Centro Histórico de Ouro Preto, em Minas Gerais, pelo Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas (Unesco), em 1980. O objetivo da Unesco com o reconhecimento é preservar a história, a identidade e a cultura do país. Minas Gerais é o estado com a maior quantidade de honrarias, ao todo são quatro patrimônios.

Pensando nisso, o Blog do Guichê Virtual listou os 13 Patrimônios Culturais da Humanidade que ficam no Brasil para você se encantar e explorar! Bora?

1 – Centro Histórico de Ouro Preto, Minas Gerais

Ouro Preto, Minas Gerais
Crédito: Banco de imagensIgreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto

Foi o primeiro que recebeu o título entre os outros 12 Patrimônios Culturais da Humanidade no Brasil. Ouro Preto foi o palco inaugural da corrida do ouro nos anos áureos da mineração no país, no século XVIII, e da Inconfidência Mineira. É em Ouro Preto que está a maior concentração de esculturas barrocas de Aleijadinho, o maior artista do Brasil colonial. As igrejas, pontes e chafarizes históricas estão preservadas como testemunhos de seu passado de prosperidade.

2 – Centro Histórico de Olinda, Pernambuco

Centro Histórico de Olinda
Crédito: Banco de imagensCasinhas coloridas do Centro Histórico de Olinda

Construída em 1535 pelos portugueses, Olinda ganhou destaque nacional no período de exploração de açúcar. Suas ruelas, repletas de casinhas com fachadas coloridas encantam os viajantes. Jardins, 20 igrejas barrocas, conventos e inúmeras capelas também contribuem para o charme particular de Olinda. Os turistas lotam a cidade no carnaval, mas planejar uma viagem em períodos menos festivos pode ser uma boa oportunidade para economizar e aproveitar mais tudo que a história da cidade pode nos contar.

3 – Ruínas de São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul

Ruínas de São Miguel das Missões
Crédito: Banco de imagensRuínas de São Miguel das Missões

É um dos menos conhecidos entre os Patrimônios Culturais da Humanidade no Brasil. Por isso, pode ser um bom destino para aqueles que gostam de viajar para lugares pouco explorados, mas ainda assim com uma beleza e história sem igual. As Ruínas de São Miguel da Missões ficam quase na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina e são heranças deixadas pelas missões jesuítas, no século 17. As ruínas impressionam e revelam capítulos da história do território que antes era habitado pelos índios guaranis.

4 – Centro Histórico de Salvador, Bahia

Crédito: Banco de imagensCentro Histórico de Salvador

Os prédios coloridos do centro histórico da primeira capital do Brasil foram tomadas como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1985. O Pelourinho, famoso ponto turístico da cidade, preserva importantes traços da arquitetura portuguesa. O centro da cidade é formado basicamente por construções dos séculos XVI e XIX.

5 – Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Minas Gerais

Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Patrimônio Cultural em Minas Gerais
Crédito: Banco de imagensSantuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Minas Gerais

O Santuário, situado em Congonhas do Campo, foi ratificado em 1985 como um dos Patrimônios Culturais da Humanidade. A edificação foi erguida na segunda metade do século XVIII e conta com um interior inspirado no estilo rococó italiano. O local abriga sete capelas, que representam a Via Crucis, e uma escadaria externa, decorada com estátuas dos 12 profetas da igreja católica. As estátuas foram feitas em pedra-sabão pelo artista Aleijadinho.

6 – Patrimônio Cultural: Brasília, Distrito Federal

Brasília é um dos Patrimônios Culturais da Humanidade no Brasil
Crédito: Banco de imagensCongresso Nacional, em Brasília

A construção de Brasília foi um marco na história do planejamento urbano. Em 1956, a capital foi criada no centro do país por nada menos que o urbanista Lúcio Costa e o arquiteto Oscar Niemeyer. A dupla pretendia que cada elemento dos edifícios oficiais estivessem em harmonia com o design geral da cidade. O resultado são construções inovadoras, criativas e cheias de curvas, característica do trabalho de Niemeyer.

Conheça outros Patrimônios Culturais da Humanidade no Blog do Guichê Virtual! Clique aqui para continuar lendo.

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
3
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
4
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
5
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
6
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
7
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …
8
01:31
Como tirar ou renovar passaporte?
Tem dúvidas sobre o procedimento necessário para emitir seu passaporte? Saiba por onde começar com as nossas dicas. Mais informações sobre …