13 patrimônios culturais da humanidade para conhecer no Brasil

Do Sul ao Nordeste, opções é o que não faltam

O Brasil abriga belas praias, mas também tem muita cultura e um rico acervo histórico! Por isso, 13 Patrimônios Culturais da Humanidade ficam no Brasil. Demais, né?

O primeiro título de patrimônio mundial foi concedido ao Centro Histórico de Ouro Preto, em Minas Gerais, pelo Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas (Unesco), em 1980. O objetivo da Unesco com o reconhecimento é preservar a história, a identidade e a cultura do país. Minas Gerais é o estado com a maior quantidade de honrarias, ao todo são quatro patrimônios.

Pensando nisso, o Blog do Guichê Virtual listou os 13 Patrimônios Culturais da Humanidade que ficam no Brasil para você se encantar e explorar! Bora?

1 – Centro Histórico de Ouro Preto, Minas Gerais

Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto
Créditos: Banco de imagens
Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto

Foi o primeiro que recebeu o título entre os outros 12 Patrimônios Culturais da Humanidade no Brasil. Ouro Preto foi o palco inaugural da corrida do ouro nos anos áureos da mineração no país, no século XVIII, e da Inconfidência Mineira. É em Ouro Preto que está a maior concentração de esculturas barrocas de Aleijadinho, o maior artista do Brasil colonial. As igrejas, pontes e chafarizes históricas estão preservadas como testemunhos de seu passado de prosperidade.

2 – Centro Histórico de Olinda, Pernambuco

Casinhas coloridas do Centro Histórico de Olinda
Créditos: Banco de imagens
Casinhas coloridas do Centro Histórico de Olinda

Construída em 1535 pelos portugueses, Olinda ganhou destaque nacional no período de exploração de açúcar. Suas ruelas, repletas de casinhas com fachadas coloridas encantam os viajantes. Jardins, 20 igrejas barrocas, conventos e inúmeras capelas também contribuem para o charme particular de Olinda. Os turistas lotam a cidade no carnaval, mas planejar uma viagem em períodos menos festivos pode ser uma boa oportunidade para economizar e aproveitar mais tudo que a história da cidade pode nos contar.

3 – Ruínas de São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul

Ruínas de São Miguel das Missões
Créditos: Banco de imagens
Ruínas de São Miguel das Missões

É um dos menos conhecidos entre os Patrimônios Culturais da Humanidade no Brasil. Por isso, pode ser um bom destino para aqueles que gostam de viajar para lugares pouco explorados, mas ainda assim com uma beleza e história sem igual. As Ruínas de São Miguel da Missões ficam quase na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina e são heranças deixadas pelas missões jesuítas, no século 17. As ruínas impressionam e revelam capítulos da história do território que antes era habitado pelos índios guaranis.

4 – Centro Histórico de Salvador, Bahia

Centro Histórico de Salvador
Créditos: Banco de imagens
Centro Histórico de Salvador

Os prédios coloridos do centro histórico da primeira capital do Brasil foram tomadas como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1985. O Pelourinho, famoso ponto turístico da cidade, preserva importantes traços da arquitetura portuguesa. O centro da cidade é formado basicamente por construções dos séculos XVI e XIX.

5 – Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Minas Gerais

Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Minas Gerais
Créditos: Banco de imagens
Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Minas Gerais

O Santuário, situado em Congonhas do Campo, foi ratificado em 1985 como um dos Patrimônios Culturais da Humanidade. A edificação foi erguida na segunda metade do século XVIII e conta com um interior inspirado no estilo rococó italiano. O local abriga sete capelas, que representam a Via Crucis, e uma escadaria externa, decorada com estátuas dos 12 profetas da igreja católica. As estátuas foram feitas em pedra-sabão pelo artista Aleijadinho.

6 – Patrimônio Cultural: Brasília, Distrito Federal

Congresso Nacional, em Brasília
Créditos: Banco de imagens
Congresso Nacional, em Brasília

A construção de Brasília foi um marco na história do planejamento urbano. Em 1956, a capital foi criada no centro do país por nada menos que o urbanista Lúcio Costa e o arquiteto Oscar Niemeyer. A dupla pretendia que cada elemento dos edifícios oficiais estivessem em harmonia com o design geral da cidade. O resultado são construções inovadoras, criativas e cheias de curvas, característica do trabalho de Niemeyer.

Conheça outros Patrimônios Culturais da Humanidade no Blog do Guichê Virtual! Clique aqui para continuar lendo.

Em parceria com guichevirtual

O Guichê Virtual é um aplicativo para busca e compra de passagens de ônibus. Nós conectamos passageiros a mais de 5 mil destinos do Brasil e América do Sul.