Peru tem oásis de filme com dunas, lago e palmeiras
Sabe aquelas imagens de oásis no meio do deserto que aparecem em filmes? Pois é. Não é preciso cruzar o oceano para ir até o Saara. Localizada no Peru, a vila de Huacachina parece ter saído de um desses filmes. Tem um lago rodeado de palmeiras e construções no meio de dunas de areia para perder de vista.
O vilarejo tem pouco mais de 100 habitantes e fica a apenas 10 minutos de Ica, uma pequena cidade no sul do Peru, a cinco horas de viagem de Lima. Nos anos de 1940, o local se tornou um destino popular entre os peruanos que buscavam tratamentos de spa, pois acreditava-se que as águas do lago tivessem poder curativo. Hotéis de luxo foram criados na área, que depois acabou perdendo o apelo turístico até que, nos anos 1990, tornou-se popular novamente depois que empresários locais começaram a oferecer passeios de bugue e sandboard (surfe na areia).
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
O oásis
O oásis é como se fosse um pequeno vilarejo. O lago fica no centro e o comércio em volta. Lá tem algumas lojinhas, restaurantes, algumas pousadas, mas tudo fecha cedo no Oásis. Dá para se hospedar em Ica ou no próprio oásis. Estando lá é possível fazer passeios de bugue e surfar dunas com até 40 metros de altura. Ver o sol se pôr no deserto de cima das dunas também é um programa apreciado pelos visitantes.
Como tudo fecha bem cedo no vilarejo, se você quiser badalação tem de ir a cidade de Ica. O lago do oásis é navegável. Tem barquinhos ou pedalinhos para alugar, mas cada hotel tem o seu também.
A lenda
Em um lugar tão surreal como esse não poderia faltar uma lenda local. Lá todos os nativos dizem que a lagoa no meio do deserto foi criada quando uma jovem princesa foi pega durante seu banho por um caçador. Ela fugiu e durante uma longa perseguição a princesa acabou voltando para a piscina onde tomava seu banho e lá algo de estranho ocorreu. A piscina se tornou o lago, e o véu de suas roupas tornaram-se as dunas. Tem rumores que ela vive até hoje no fundo lago de Huacachina como uma sereia.
Como chegar
Huacachina fica localizado na cidade de Ica no Peru. É possível comprar passagens de ônibus no terminal de Nazca ou de Lima. De Nazca, a viagem dura em torno de duas horas. O ônibus não é tão confortável, mas a paisagem recompensa. Chegando em Ica é preciso pegar um táxi até o Oásis, que fica há alguns minutos do centro da cidade.
Veja mais fotos em multtitrip.com.br.