Pesquisa elege as cidades mais educadas e as mais rudes do Brasil

A pesquisa da Preply também revelou as cidades mais generosas do país; veja rankings

Uma pesquisa realizada pela Preply, aplicativo de aprendizado de idiomas, revelou as cidades consideradas as mais educadas e as mais rudes do Brasil.

De acordo com o ranking, Brasília foi a campeã da boa educação, seguida de Natal e Curitiba. No entanto, Goiânia foi considerada a mais rude, seguida do Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Goiânia (GO) foi considerada a cidade mais mal-educada do Brasil
Créditos: Vitoriano Jr/iStock
Goiânia (GO) foi considerada a cidade mais mal-educada do Brasil

O estudo realizado pelo Censuswide entrevistou, entre 2 a 7 de novembro de 2022, mais de 1,6 mil residentes das 15 maiores cidades do país e questionou com que frequência observam 12 comportamentos grosseiros em suas cidades.

Os participantes também foram perguntados sobre suas opiniões a respeito de dar gorjeta e se acham que moradores locais são mais rudes que os não nativos.

 As cidades brasileiras mais mal-educadas
Créditos: Divulgação/Preply
 As cidades brasileiras mais mal-educadas

A partir destes dados, cada cidade recebeu uma pontuação –quanto maior a nota, maior a falta de educação.

Os comportamentos rudes mais comuns

Além de revelar quais cidades do Brasil tinham os melhores e os piores modos, o estudo questionou os brasileiros sobre os comportamentos rudes mais comuns em todo o país. Os resultados mostraram que a distração com o telefone é o mais prevalente.

Quem é craque em se distrair ao celular são os habitantes de Manaus (7,55), Rio (7,47) e Belo Horizonte (7,30), que tiveram as classificações mais altas nesse quesito.

 Os comportamentos rudes mais comuns no Brasil
Créditos: Divulgação/Preply
 Os comportamentos rudes mais comuns no Brasil

Quem são mais grossos: locais ou não locais?

O estudo também questionou se os entrevistados achavam que os “locais” –pessoas nascidas e criadas nestas 15 cidades– eram mais indelicados do que os não locais ou se ambos eram igualmente rudes. Dentre todas as cidades, 12,75% achavam que os não locais eram mais rudes do que os locais; 31,73% acreditavam que os moradores locais eram mais descorteses; 45,82% achavam que ambos são igualmente mal-educados; e 9,70% afirmaram não saber.

 Quem demonstra mais falta de educação
Créditos: Divulgação/Preply
 Quem demonstra mais falta de educação

De acordo com o estudo, apenas cinco cidades foram classificadas com “moradores locais” mais rudes: Porto Alegre, Goiânia, Curitiba, Belo Horizonte e Campinas. Por outro lado, as cinco cidades onde os não residentes são mais indelicados são Natal, Rio, Belém, São Luís e Manaus.

Hábitos de gorjeta: as cidades mais generosas do Brasil

Para medir a generosidade local, o estudo questionou aos participantes quais são seus hábitos em relação a gorjetas.

Os moradores também foram questionados quanto ao valor das gorjetas que ofereciam. A partir desses dados, foi calculado o tamanho médio da gorjeta que os residentes deixam em cada cidade para descobrir quais são os mais e os menos mesquinhos em uma escala de um a dez.

 As cidades mais e menos generosas do Brasil
Créditos: Divulgação/Preply
 As cidades mais e menos generosas do Brasil

Campinas é a cidade que dá as gorjetas mais altas e foi classificada como a mais generosa. Portanto, quem trabalha no setor de hospitalidade pode se dar bem por lá! Mas não espere muita gratidão monetária se estiver servindo mesas em Manaus. Por lá a gorjeta é baixa.