Pesquisa mostra o que mais irrita o viajante brasileiro
Viajar é uma experiência incrível. Mas, às vezes, pequenos inconvenientes podem atrapalhar momentos que tinham tudo para ser perfeitos, como o comportamento inadequado de outros passageiros ou as normas irritantes impostas por alguns hotéis.
O Kayak, metabuscador de viagens, conduziu uma pesquisa com seus usuários em vários países com o objetivo de entender melhor as preferências e aversões dos viajantes e encontrar soluções para ajudá-los a aproveitar ainda mais as suas viagens.
De acordo com o levantamento, o que deixa os brasileiros mais irritados em viagens aéreas são os passageiros que se levantam e tentam sair do avião logo após a aterrissagem: 30% disseram se incomodar com isso.
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
- Trem turístico vai ligar Rio de Janeiro e Minas Gerais
Os impacientes também foram apontados como motivo de aborrecimento por 17% dos participantes, que não gostam quando as pessoas já começam a fazer fila quando ainda falta meia hora para o embarque.
Outros 17% se queixaram de pessoas que ocupam a frente da esteira de bagagem, talvez achando que assim farão suas malas chegarem mais rápido. A dica do Kayk é simplesmente relaxar e aguardar a hora certa de embarcar, desembarcar ou pegar a bagagem, sem se estressar com os outros passageiros.
Hospedagem
Quando o assunto é hospedagem, o campeão de reclamações entre os brasileiros é quando o hotel só permite fazer o check-in mais tarde: 38% dos usuários consideram isso especialmente irritante, já que às vezes chegam ao destino pela manhã e precisam esperar até depois do almoço para poder entrar no quarto. O metabuscador aconselha o hóspede a enviar um e-mail ao hotel e pedir por um check-in mais cedo, o que muitas vezes é possível.
Em segundo lugar, com 29%, ficou o preço geralmente exorbitante dos itens no frigobar: quem nunca se perguntou como pode uma simples latinha de refrigerante custar R$ 8?
É interessante comparar as queixas dos brasileiros com as dos usuários de outros países. Para 24% dos italianos, por exemplo, o que mais irrita em uma viagem aérea são aquelas pessoas que aplaudem quando o avião pousa –no Brasil, apenas 4% disseram se aborrecer com isso. Já entre os russos, 36% acham ruim quando precisam pegar um ônibus para embarcar ou desembarcar, contra 13% dos brasileiros.
O levantamento foi feito com base em pesquisa conduzida no Kayak em março de 2015 com 4.010 participantes da Alemanha, Áustria, Brasil, Espanha, França, Itália, Polônia, Rússia, Suíça e Brasil.