Pesquisa revela perfil dos leitores de blogs de viagem
Levantamento da ABBV fez um raio-X do consumo de conteúdo de viagens feito pelos brasileiros; confira
Mulheres jovens, com renda superior a 10 salários mínimos e ensino superior completo. Esse é o perfil predominante dos leitores de blogs de viagem, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Blogs de Viagem (ABBV).
O levantamento, em parceria com a Idealis Research, foi feito com 2.520 respondentes e divulgado durante o encontro da ABBV, realizado no último fim de semana em Itupeva, no interior de São Paulo. O evento também marcou os dez anos de fundação da associação que reúne 140 blogs de viagem.
“O maior desafio que tivemos foi em conseguir elaborar as perguntas, de maneira que refletissem as mudanças que a tecnologia trouxe à vida das pessoas nessa década. Em 2012 o digital ainda não estava presente tão intensamente na vida dos brasileiros e poder entender até que ponto essas mudanças interferem no comportamento do viajante era o ponto focal da nova pesquisa”, diz Lincoln de Castro e Silva, diretor de Comunicação da ABBV.
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Se por um lado a pesquisa identificou mudanças substanciais no comportamento do viajante, principalmente com o aumento da influência do “digital” no dia a dia do viajante, o perfil desse viajante e de suas preferências gerais de viagem permaneceram praticamente inalteradas.
Perfil dos leitores de blogs de viagem
A última pesquisa da ABBV, feita em 2012, mostrou que o perfil dos leitores de blogs de viagem era formado em sua maioria por mulheres, jovens, de alta renda , com ensino superior e residentes na região sudeste. 80% da amostra é formado por mulheres, entre 25 e 45 anos (69,1%). 79,3% possuem nível superior, residem na região sudeste (73%) e tem renda acima de cinco salários mínimos (61,8%).
Uma das mudanças observadas neste novo levantamento no comportamento do viajante brasileiro está na periodicidade e momento de viajar. “Percebemos um aumento da preferência por viagens fora dos períodos de férias escolares e de baixa temporada e também pela periodicidade indeterminada [sempre que possível]”, comenta Andréa Mendes, diretora da Idealis Research.
Outra novidade apontada na pesquisa está na procura das viagens com pets, com 6,1% de preferência entre os viajantes. Ao responder com quem costumam viajar, a viagem em família aparece com 66%, seguida pela viagem com companheiro, com 55,1%. 43,7% dos entrevistados também citaram que costumam viajar com amigos.
Destinos preferidos dos viajantes
A Europa continua sendo o destino preferido das viagens internacionais, com 65,9%, seguida da América do Norte (Estados Unidos e Canadá), com 41,1%. A Ásia ganhou destaque nessa nova edição da pesquisa e agora aparece como opção de destino internacional para 5,5% dos viajantes, com preferência para o Japão, Vietnã e China.
Europa e América do Norte aparecem também na preferência de destino para os próximo dois anos, com 48,2% e 15,1% respectivamente. Entre os países mais citados estão França, Itália, Alemanha Inglaterra, Portugal, Espanha, Holanda, Estados Unidos (Nova York, Miami, Flórida) e Canadá.
No Brasil, o perfil de destinos também apresentou mudanças se comparado com a edição de 2012: apesar do nordeste e cidades litorâneas ainda serem o destino preferido dos viajantes, a procura das cidades históricas como destino turístico para viagens sem período definido aparece na preferência de 50,1% dos entrevistados.
Quando se pensa em periodicidade e meio de transporte, o avião continua sendo a forma que o viajante prefere para as viagens internacionais, com 95,6%. Para as viagens nacionais, o avião é citado por 52,5% e o carro por 42,1%. A média de tempo das viagens internacionais é de 23 dias enquanto as nacionais duram em média 10,5 dias.
Canais de consulta e planejamento das viagens
Para mais da metade dos entrevistados (53,2%), os blogs de viagem são as principais fontes sobre os destinos de viagem. Os destinos dos sonhos (desejados) também são decisivos para a escolha da localidade de 50,8%. Indicação de familiares e amigos influencia 37,9% desses viajantes.
Com relação aos hábitos de compra de viagens, após definição do destino, 69,6% dos viajantes faz o planejamento das viagens por conta própria, com busca pela internet, reservas e compras online. 48,7% preferem fazer o planejamento sozinho e comprar pela internet ou telefone. 24,6% fazem o próprio roteiro e compram com um agente de viagens.
Em números globais, 95,4% dos leitores de blogs compram passagens aéreas, reservam hotéis, ingressos, passeios e experiências pela internet.
A maioria dos viajantes procura combinar viagem econômica com praticidade e conforto. Citando a segurança na compra, a maioria dos viajantes que visitaram a Europa adquiriu os serviços através de um agente de viagem. Serviços, como passagens aéreas e hotéis, são comprados em operadoras de viagem, portais de milhas ou diretamente nos sites das companhias aéreas.
Informações compartilhadas
A pesquisa avaliou o índice de confiança dos canais de consulta sobre viagens. Os blogs de viagem mantém um alto índice de confiabilidade, com 51,1%, seguido por portais de viagens e turismo (25,5) e guias turísticos (25,4) e revistas de turismo (22,3%). Já 11,6% dos viajantes dizem não confiar nos “canais de famosos”, enquanto 7,3% não confiam nas informações de mídias sociais. O índice de desconfiança dos blogs de viagem é de 0,9%. Na outra ponta, 96,6% dos entrevistados diz confiar muito ou parcialmente nos blogs de viagem.
Sobre a frequência de leitura, 50,9% dos viajantes dizem consultar frequentemente os blogs de viagem, pois gostam de ler sobre viagens e destinos. Já 45,5% dos entrevistados leem os blogs de viagem sempre que estão planejando uma viagem. Apenas 2,4% dizem consultar ocasionalmente ou raramente os blogs de viagem.
A exemplo do que ocorre com jornais e revistas, alguns blogs publicam relatos ou matérias de viagens feitas a convite de empresas ou escrevem por encomenda. Perguntamos aos leitores se eles percebe quando isso acontece e o que acham dessa prática. Quase 90% têm conhecimento das matérias publicadas sobre viagens ‘patrocinadas’ por empresas, confia ou não tem nada contra a prática. A minoria (7,8%) não percebe esse tipo de publicação.
Com relação à veiculação de viagens patrocinadas, a ABBV possui um código de ética que deve ser seguido e respeitado por seus associados, que preconiza a transparência na relação dos blogs de viagem não só com os leitores, como também com o mercado anunciante.
“A publicação de qualquer material patrocinado deve respeitar o comprometimento com a veracidade das informações. A postura crítica do blog deverá sempre ser respeitada e o blogueiro não pode ser tolhido de criticar as experiências negativas em suas viagens”, ressalta Luciano Palumbo, presidente da ABBV.
Viagens durante a pandemia
Por fim, a pesquisa sobre a Influência dos blogs de viagem sobre o turista brasileiro não poderia deixar de lado a pandemia, que teve forte impacto nos últimos dois anos no mercado de viagem.
Para 59% seu estilo de viajante não mudou. Já 40,9% destaca falta de confiança no processo de higienização de espaços comuns, hotéis e transportes e de segurança quanto às variantes dos vírus e a vacina. É tendência a procura por viagens para lugares menos visitados, mais isolados, com serviços de hotelaria que comprovem seguir protocolos de segurança contra covid-19.
Atualmente, 50% estão seguros em relação aos protocolos de saúde e segurança. 33,7% disseram que não estão nem mais seguros nem mais inseguros. 10,4% dizem estar pouco seguros. Apenas 1,8% se dizem pouco seguros com relação a retomada das viagens.