Pesquisa revela perfil dos leitores de blogs de viagem

Levantamento da ABBV fez um raio-X do consumo de conteúdo de viagens feito pelos brasileiros; confira

Mulheres jovens, com renda superior a 10 salários mínimos e ensino superior completo. Esse é o perfil predominante dos leitores de blogs de viagem, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Blogs de Viagem (ABBV).

O levantamento, em parceria com a Idealis Research, foi feito com 2.520 respondentes e divulgado durante o encontro da ABBV, realizado no último fim de semana em Itupeva, no interior de São Paulo. O evento também marcou os dez anos de fundação da associação que reúne 140 blogs de viagem.

Pesquisa da ABBV revela perfil dos leitores de blogs de viagem
Créditos: eera_Sathawirawong/iStock
Pesquisa da ABBV revela perfil dos leitores de blogs de viagem

“O maior desafio que tivemos foi em conseguir elaborar as perguntas, de maneira que refletissem as mudanças que a tecnologia trouxe à vida das pessoas nessa década. Em 2012 o digital ainda não estava presente tão intensamente na vida dos brasileiros e poder entender até que ponto essas mudanças interferem no comportamento do viajante era o ponto focal da nova pesquisa”, diz Lincoln de Castro e Silva, diretor de Comunicação da ABBV.

Se por um lado a pesquisa identificou mudanças substanciais no comportamento do viajante, principalmente com o aumento da influência do “digital” no dia a dia do viajante, o perfil desse viajante e de suas preferências gerais de viagem permaneceram praticamente inalteradas.

Perfil dos leitores de blogs de viagem

A última pesquisa da ABBV, feita em 2012, mostrou que o perfil dos leitores de blogs de viagem era formado em sua maioria por mulheres, jovens, de alta renda , com ensino superior e residentes na região sudeste. 80% da amostra é formado por mulheres, entre 25 e 45 anos (69,1%). 79,3% possuem nível superior, residem na região sudeste (73%) e tem renda acima de cinco salários mínimos (61,8%).

Perfil predominando dos leitores de blogs de viagem: mulheres jovens com renda superior a 10 salários mínimos e ensino superior completo
Créditos: haveseen/iStock
Perfil predominando dos leitores de blogs de viagem: mulheres jovens com renda superior a 10 salários mínimos e ensino superior completo

Uma das mudanças observadas neste novo levantamento no comportamento do viajante brasileiro está na periodicidade e momento de viajar. “Percebemos um aumento da preferência por viagens fora dos períodos de férias escolares e de baixa temporada e também pela periodicidade indeterminada [sempre que possível]”, comenta Andréa Mendes, diretora da Idealis Research.

Outra novidade apontada na pesquisa está na procura das viagens com pets, com 6,1% de preferência entre os viajantes. Ao responder com quem costumam viajar, a viagem em família aparece com 66%, seguida pela viagem com companheiro, com 55,1%. 43,7% dos entrevistados também citaram que costumam viajar com amigos.

Destinos preferidos dos viajantes

A Europa continua sendo o destino preferido das viagens internacionais, com 65,9%, seguida da América do Norte (Estados Unidos e Canadá), com 41,1%. A Ásia ganhou destaque nessa nova edição da pesquisa e agora aparece como opção de destino internacional para 5,5% dos viajantes, com preferência para o Japão, Vietnã e China.

Europa e América do Norte aparecem também na preferência de destino para os próximo dois anos, com 48,2% e 15,1% respectivamente. Entre os países mais citados estão França, Itália, Alemanha Inglaterra, Portugal, Espanha, Holanda, Estados Unidos (Nova York, Miami, Flórida) e Canadá.

A Europa continua sendo o destino preferido das viagens internacionais
Créditos: encrier/iStock
A Europa continua sendo o destino preferido das viagens internacionais

No Brasil, o perfil de destinos também apresentou mudanças se comparado com a edição de 2012: apesar do nordeste e cidades litorâneas ainda serem o destino preferido dos viajantes, a procura das cidades históricas como destino turístico para viagens sem período definido aparece na preferência de 50,1% dos entrevistados.

Quando se pensa em periodicidade e meio de transporte, o avião continua sendo a forma que o viajante prefere para as viagens internacionais, com 95,6%. Para as viagens nacionais, o avião é citado por 52,5% e o carro por 42,1%. A média de tempo das viagens internacionais é de 23 dias enquanto as nacionais duram em média 10,5 dias.

Canais de consulta e planejamento das viagens

Para mais da metade dos entrevistados (53,2%), os blogs de viagem são as principais fontes sobre os destinos de viagem. Os destinos dos sonhos (desejados) também são decisivos para a escolha da localidade de 50,8%. Indicação de familiares e amigos influencia 37,9% desses viajantes.

Com relação aos hábitos de compra de viagens, após definição do destino, 69,6% dos viajantes faz o planejamento das viagens por conta própria, com busca pela internet, reservas e compras online. 48,7% preferem fazer o planejamento sozinho e comprar pela internet ou telefone. 24,6% fazem o próprio roteiro e compram com um agente de viagens.

Pesquisa revela que 24,6% dos leitores de blogs de viagem fazem o próprio roteiro e compram com um agente de viagens
Créditos: sarra22/iStock
Pesquisa revela que 24,6% dos leitores de blogs de viagem fazem o próprio roteiro e compram com um agente de viagens

Em números globais, 95,4% dos leitores de blogs compram passagens aéreas, reservam hotéis, ingressos, passeios e experiências pela internet.

A maioria dos viajantes procura combinar viagem econômica com praticidade e conforto. Citando a segurança na compra, a maioria dos viajantes que visitaram a Europa adquiriu os serviços através de um agente de viagem. Serviços, como passagens aéreas e hotéis, são comprados em operadoras de viagem, portais de milhas ou diretamente nos sites das companhias aéreas.

Informações compartilhadas

A pesquisa avaliou o índice de confiança dos canais de consulta sobre viagens. Os blogs de viagem mantém um alto índice de confiabilidade, com 51,1%, seguido por portais de viagens e turismo (25,5) e guias turísticos (25,4) e revistas de turismo (22,3%). Já 11,6% dos viajantes dizem não confiar nos “canais de famosos”, enquanto 7,3% não confiam nas informações de mídias sociais. O índice de desconfiança dos blogs de viagem é de 0,9%. Na outra ponta, 96,6% dos entrevistados diz confiar muito ou parcialmente nos blogs de viagem.

Sobre a frequência de leitura, 50,9% dos viajantes dizem consultar frequentemente os blogs de viagem, pois gostam de ler sobre viagens e destinos. Já 45,5% dos entrevistados leem os blogs de viagem sempre que estão planejando uma viagem. Apenas 2,4% dizem consultar ocasionalmente ou raramente os blogs de viagem.

Pesquisa da ABBV também avaliou o índice de confiança dos canais de consulta sobre viagens
Créditos: hocus-focus/iStock
Pesquisa da ABBV também avaliou o índice de confiança dos canais de consulta sobre viagens

A exemplo do que ocorre com jornais e revistas, alguns blogs publicam relatos ou matérias de viagens feitas a convite de empresas ou escrevem por encomenda. Perguntamos aos leitores se eles percebe quando isso acontece e o que acham dessa prática. Quase 90% têm conhecimento das matérias publicadas sobre viagens ‘patrocinadas’ por empresas, confia ou não tem nada contra a prática. A minoria (7,8%) não percebe esse tipo de publicação.

Com relação à veiculação de viagens patrocinadas, a ABBV possui um código de ética que deve ser seguido e respeitado por seus associados, que preconiza a transparência na relação dos blogs de viagem não só com os leitores, como também com o mercado anunciante.

“A publicação de qualquer material patrocinado deve respeitar o comprometimento com a veracidade das informações. A postura crítica do blog deverá sempre ser respeitada e o blogueiro não pode ser tolhido de criticar as experiências negativas em suas viagens”, ressalta Luciano Palumbo, presidente da ABBV.

Viagens durante a pandemia

Por fim, a pesquisa sobre a Influência dos blogs de viagem sobre o turista brasileiro não poderia deixar de lado a pandemia, que teve forte impacto nos últimos dois anos no mercado de viagem.

Levantamento também revelou os hábitos de viagem durante a pandemia
Créditos: Leonardo Murta/Divulgação/Capitólio em Movimento
Levantamento também revelou os hábitos de viagem durante a pandemia

Para 59% seu estilo de viajante não mudou. Já 40,9% destaca falta de confiança no processo de higienização de espaços comuns, hotéis e transportes e de segurança quanto às variantes dos vírus e a vacina. É tendência a procura por viagens para lugares menos visitados, mais isolados, com serviços de hotelaria que comprovem seguir protocolos de segurança contra covid-19.

Atualmente, 50% estão seguros em relação aos protocolos de saúde e segurança. 33,7% disseram que não estão nem mais seguros nem mais inseguros. 10,4% dizem estar pouco seguros. Apenas 1,8% se dizem pouco seguros com relação a retomada das viagens.