Pesquisa revela quem é e o que procura o viajante brasileiro
O perfil completo foi traçado pelo buscador de voos Viajala com base em análise de 2,6 milhões de buscas
Um estudo do buscador de voos Viajala.com.br usou uma amostragem de mais de 2,6 milhões de buscas das principais rotas domésticas e internacionais entre 2017 e 2018 para traçar o perfil do viajante brasileiro, trazendo informações como faixa etária, comportamento de viagem e destinos favoritos.
O algoritmo analisou buscas feitas entre janeiro e setembro dos dois anos no Brasil e na América Latina.
Conheça os destaques:
Só dá elas
No Brasil, as mulheres são as que mais pesquisam viagens: 67% do público é feminino. As principais faixas etárias são entre 25 e 34 anos (28%) e 35 e 44 anos (21%). A presença delas também é massiva no Equador, com 69% das buscas registradas pelo buscador. Enquanto isso, no Peru, a presença feminina é mais baixa que a média latina: 56%.
Terra da Garoa
No Brasil, a cidade de onde mais se sai e para onde mais se vai é São Paulo. O buscador estima que os usuários entraram ou saíram da cidade quase um milhão de vezes no primeiro semestre deste ano. Quase 30% dos viajantes pesquisados são de Sampa e a cidade é o destino mais buscado de 2018 até agora, com 15% do total de pesquisas registradas. É também o destino mais buscado em todas as faixas etárias, dos 18 aos 65 anos.
Logo atrás da capital paulista, vem o Rio de Janeiro: é o segundo destino mais buscado também em todas as faixas etárias. A partir dos 35 anos, a Cidade Maravilhosa começa a aparecer empatada com Lisboa, Salvador e Fortaleza na preferência dos viajantes.
Quando se aproxima a melhor idade, entre 55 e 64 anos, São Paulo e Lisboa já aparecem empatados nas buscas, seguidos de Fortaleza e Rio. A partir dos 65, o usuário quer é descansar na Europa: Lisboa supera São Paulo e sobe para o primeiro lugar, com 35% mais buscas que a capital paulista.
O velho e o moço
Na América Latina, o país com mais viajantes na melhor idade é a Argentina, com 26% dos usuários acima dos 55 anos. A média latina é de 18%. As gerações mais jovens que mais viajam saem de México e Peru.
Já no Brasil, o Rio Grande do Sul é onde os mais velhos parecem colocar mais o pé na estrada: 24% dos usuários do Viajala no estado têm mais de 55 anos, contra 20% da média nacional. Já em Pernambuco, a geração Z aparece mais: 14% dos viajantes têm entre 18 e 24 anos, enquanto a média nacional para essa faixa etária no buscador é de 11%.