Pesquisa revela quem é e o que procura o viajante brasileiro

O perfil completo foi traçado pelo buscador de voos Viajala com base em análise de 2,6 milhões de buscas

Em parceria com Viajala Brasil
28/11/2018 17:39 / Atualizado em 05/05/2020 12:14

Um estudo do buscador de voos Viajala.com.br usou uma amostragem de mais de 2,6 milhões de buscas das principais rotas domésticas e internacionais entre 2017 e 2018 para traçar o perfil do viajante brasileiro, trazendo informações como faixa etária, comportamento de viagem e destinos favoritos.

O algoritmo analisou buscas feitas entre janeiro e setembro dos dois anos no Brasil e na América Latina.

Pesquisa traçou o perfil do viajante brasileiro de 2018
Pesquisa traçou o perfil do viajante brasileiro de 2018 - Shutterstock

Conheça os destaques:

Só dá elas

No Brasil, as mulheres são as que mais pesquisam viagens: 67% do público é feminino. As principais faixas etárias são entre 25 e 34 anos (28%) e 35 e 44 anos (21%). A presença delas também é massiva no Equador, com 69% das buscas registradas pelo buscador. Enquanto isso, no Peru, a presença feminina é mais baixa que a média latina: 56%.

As mulheres são 67% dos viajantes no Brasil, segundo pesquisa
As mulheres são 67% dos viajantes no Brasil, segundo pesquisa - Shutterstock

Terra da Garoa

No Brasil, a cidade de onde mais se sai e para onde mais se vai é São Paulo. O buscador estima que os usuários entraram ou saíram da cidade quase um milhão de vezes no primeiro semestre deste ano. Quase 30% dos viajantes pesquisados são de Sampa e a cidade é o destino mais buscado de 2018 até agora, com 15% do total de pesquisas registradas. É também o destino mais buscado em todas as faixas etárias, dos 18 aos 65 anos.

Logo atrás da capital paulista, vem o Rio de Janeiro: é o segundo destino mais buscado também em todas as faixas etárias. A partir dos 35 anos, a Cidade Maravilhosa começa a aparecer empatada com Lisboa, Salvador e Fortaleza na preferência dos viajantes.

Quando se aproxima a melhor idade, entre 55 e 64 anos, São Paulo e Lisboa já aparecem empatados nas buscas, seguidos de Fortaleza e Rio. A partir dos 65, o usuário quer é descansar na Europa: Lisboa supera São Paulo e sobe para o primeiro lugar, com 35% mais buscas que a capital paulista.

São Paulo é a cidade brasileira de onde mais se sai e para onde mais se vai
São Paulo é a cidade brasileira de onde mais se sai e para onde mais se vai - Pixabay

O velho e o moço

Na América Latina, o país com mais viajantes na melhor idade é a Argentina, com 26% dos usuários acima dos 55 anos. A média latina é de 18%. As gerações mais jovens que mais viajam saem de México e Peru.

Já no Brasil, o Rio Grande do Sul é onde os mais velhos parecem colocar mais o pé na estrada: 24% dos usuários do Viajala no estado têm mais de 55 anos, contra 20% da média nacional. Já em Pernambuco, a geração Z aparece mais: 14% dos viajantes têm entre 18 e 24 anos, enquanto a média nacional para essa faixa etária no buscador é de 11%.