Pinhão é estrela de festival gastronômico em Cunha (SP)

Evento tem extensa programação que reúne música, gastronomia e artesanato

Sem programa para os próximos finais de semana? Entre os dias 14 de abril e 7 de maio, a Estância Climática de Cunha (SP) realiza a tradicional Festa do Pinhão.

Para celebrar a colheita desse produto típico da região, a cidade do interior paulista preparou uma extensa programação que reúne música, gastronomia e artesanato.

A Festa do Pinhão de Cunha (SP) acontece entre 14 de abril a 7 de maio
Créditos: Divulgação
A Festa do Pinhão de Cunha (SP) acontece entre 14 de abril a 7 de maio

A programação contempla duas aberturas. Na sexta-feira (14 de abril), ocorrerá a cerimônia na Praça da Matriz de Cunha, com show de Ramon e Rozado. No sábado (15 de abril), o evento terá início no Parque Estadual da Serra do Mar, com a 13ª Exposição do Pinheiro Brasileiro.

Em sua 21ª edição, o Festival do Pinhão acontecerá ao longo de quatro fins de semana, que estarão recheados de música. Os visitantes poderão acompanhar 24 apresentações de artistas, a exemplo de Arnaldo Freitas, Francis Rosa, João Ormond, Mazinho Quevedo, Osni Ribeiro e Wilson Teixeira.

Vista do lavandário, uma das atrações da cidade de Cunha
Créditos: Catraca Livre
Vista do lavandário, uma das atrações da cidade de Cunha

Delícias gastronômicas feitas do pinhão

Entre um show e outro, a dica é saborear, na praça de alimentação, pratos doces e salgados que trazem o pinhão como ingrediente principal.

As receitas também serão servidas nos principais restaurantes da cidade, como Bethlehem, Casa do Gentil, d’O Gnomo, Drão, Quebra Cangalha, Quintal da Cau, Ateliê da Cerveja Caminho do Ouro e Veríssima Bistrô. Confira a programação completa da aqui.

O que fazer em Cunha (SP)

A antena da Pedra da Macela e a constelação de Escorpião
Créditos: Mateus Castro/Catraca Livre
A antena da Pedra da Macela e a constelação de Escorpião

A Estância Climática de Cunha fica a 232 km de São Paulo e tem como principais atrativos a natureza e suas montanhas, com o Pico da Macela, o Parque Estadual da Serra do Mar, o Lavandário –plantação com mais de 30 mil pés de lavanda e inspirado em cenários franceses–, o Contemplário e inúmeras cachoeiras.

Cunha é, atualmente, um dos mais importantes centros de cerâmica artística da América Latina, com 17 ateliês agrupados na “Cunha Cerâmica”, associação local de ceramistas.

Um dos chalés da Pousada Candeias, em Cunha
Créditos: Divulgação
Um dos chalés da Pousada Candeias, em Cunha

A estância climática também possui ampla infraestrutura turística, com dezenas de restaurantes e pousadas para todos os gostos e bolsos.

Com 10 chalés confortáveis, restaurante e piscina, a Pousada Candeias é uma ótima opção de hospedagem para quem deseja curtir as atrações do evento e depois relaxar em um local charmoso e intimista. Cercado pela mata, o complexo conta com belas trilhas em meio à natureza.