Piracaia (SP) é eleita a cidade mais hospitaleira do Brasil
O estado de São Paulo concentra metade dos destinos considerados mais hospitaleiros
Piracaia, no interior de São Paulo, não atrai os visitantes somente pelos casarios coloniais ou pelas inúmeras cachoeiras, mas também por sua hospitalidade.
A pacata cidade de pouco mais de 27 mil habitantes –92 km da capital paulista– foi considerada a mais hospitaleira do Brasil pelos usuários da plataforma de hospedagem Airbnb.
O estado de São Paulo concentra metade dos destinos considerados mais hospitaleiros – cinco no total.
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
Domingos Martins (ES) e Barretos (SP) completam os três primeiros lugares.
O levantamento foi feito com base nas maiores notas médias dadas pelos hóspedes às acomodações entre junho de 2019 e junho de 2020.
Os critérios para as notas incluem, por exemplo, aspectos de limpeza e higienização, facilidade para check-in e check-out, comunicação com o anfitrião, se o espaço estava de acordo com as expectativas, entre outros.
Viagens de carro
Com as viagens a lazer sendo retomadas no país, as pessoas estão cada vez mais interessadas em destinos próximos às cidades onde moram, para ir de carro e ficar mais perto da natureza por alguns dias, sem abrir mão do isolamento.
De acordo com o Airbnb, desde maio, tem sido observada uma maior preferência dos hóspedes por casas de campo e em cidades menores de praia em destinos ‘hiperlocais’, a até 300 km dos centros urbanos. Em muitos casos, são famílias em busca de um refúgio fora da cidade grande, e, ao mesmo tempo, com boa infraestrutura (como conexão à internet, etc), para conciliar férias com a família e trabalho em home-office.
Hospedagem segura
No fim de abril, Airbnb lançou um avançado protocolo de higienização desenvolvido com orientação de autoridades sanitárias e em parceria com especialistas internacionais, como o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), nos EUA, que é referência nos esforços de combate à covid-19, e já está disponível no Brasil.
As medidas incluem capacitação da comunidade de anfitriões sobre como higienizar todos os cômodos de uma casa e certificação das acomodações que seguem esses padrões.
Confira abaixo as 10 cidades brasileiras mais hospitaleiras do Brasil:
- Piracaia (SP)
- Domingos Martins (ES)
- Barretos (SP)
- Jaraguá do Sul (SC)
- Brotas (SP)
- São José dos Pinhais (PR)
- Pomerode (SC)
- Socorro (SP)
- Joanópolis (SP)
- Nova Petrópolis (RS)