Plataforma conecta viajantes a projetos sustentáveis pelo Brasil

23/01/2017 16:29 / Atualizado em 01/06/2017 16:46

Você que sonha em conhecer as belezas que o nosso país oferece e ao mesmo tempo contribuir com causas sociais, aprender sobre técnicas de plantio sustentáveis, vivenciar o dia a dia de uma ecovila, conhecer pessoas do mundo inteiro, aprender sobre diferentes culturas, já pensou que isso é possível através do work exchange (trocar trabalho por hospedagem)?

O work exchange tem se tornado comum entre viajantes do mundo inteiro, e no Brasil vem crescendo a cada dia mais, onde, além de todos os benefícios citados acima, a prática ainda permite que o viajante economize com hospedagem e, muitas vezes, alimentação.

Esse é o tema favorito da expert em work exchange Amanda Barbosa, do blog Por Uma Vida Mais Rica. Em seus textos, ela conta que viagens como essa são capazes de proporcionar experiências de vida únicas através da imersão na cultura local e ainda trazer ao viajante um olhar completamente diferente de um mesmo lugar.

Para encontrar locais que oferecem esse tipo de oportunidade, é preciso se cadastrar em sites especializados, nos quais seus membros (hosts/anfitriões) se disponibilizam a receber e hospedar pessoas em troca de algumas horas de ajuda por dia. Um deles, chama-se Work Nomads, o único site totalmente brasileiro, focado em oportunidades espalhadas por todo o Brasil.

Host membro do Projeto Work Nomads. Clique na imagem para saber mais

O  Work Nomads é uma plataforma que conecta pessoas em busca de experiências imersivas durante uma viagem, seja através de conhecimentos de sustentabilidade, troca cultural ou aprendizado de novas habilidades, à locais que estejam em busca dos mais diversos tipos de ajuda em seus projetos, desde construção de ecovilas e cuidados com animais até dar aulas para crianças carentes e auxiliar turistas em hostels e pousadas.

Host membro do Projeto Work Nomads. Clique na imagem para saber mais

O intuito do site é fazer com que os viajantes conheçam lugares fora do convencional – em sua maioria sítios, fazendas e comunidades sustentáveis que utilizam práticas como permacultura, sintropia, bioconstrução e agrofloresta – ao mesmo tempo que agregam aprendizados no meio do caminho.

Além disso, ainda é possível vivenciar mais a fundo o estilo de vida de seus moradores e aprender com cada um deles, através do convívio com pessoas de diferentes origens e filosofias de vida.

Host membro do Projeto Work Nomads. Clique na imagem para saber mais

Para entrar em contato com os locais, é necessário fazer um registro e criar um perfil contendo informações sobre você, suas habilidades e/ou o que estaria disposto a ajudar durante suas experiências. Após isso, basta fazer a busca pelo host que mais lhe agradar e entrar em contato com o responsável.

Host membro do Projeto Work Nomads. Clique na imagem para saber mais

São experiências como essas que transformam o mundo. Está esperando o que?

Para mais informações e cadastro, acesse: www.worknomads.com.br.

Assista ao vídeo abaixo e entenda mais sobre o Work Nomads.

Aproveite para acompanhar a jornada da blogueira Amanda Barbosa que está prestes a começar: uma viagem pelo Brasil garimpando locais e projetos ligados a sustentabilidade, como comunidades, fazendas e ecovilas onde é possível fazer work exchange, começando pelo sul do país e chegando na Amazônia.

Blog: Por Uma Vida Mais Rica

Inscreva-se no canal Por Uma Vida Mais Rica no YouTube e acompanhe os vídeos de sua viagem!

Siga no Facebook e Instagram

https://www.youtube.com/watch?v=uOiqpqTjurU