Pomerode resgata cultura e tradição alemã em festa

Por: Redação

Até o dia 21 de janeiro, a cidade catarinense de Pomerode –considerada a mais alemã do Brasil– realiza a 35ª edição da Festa Pomerana. A programação reúne música, gastronomia e competições tipicamente alemãs.

Uma das novidades deste ano é o encontro de tocadores de teufelsgeige, que acontece neste domingo. O instrumento de percussão, conhecido também como violino do diabo, foi trazido ao Brasil pelos imigrantes alemães. Segundo a tradição, ele deve ser fabricado pelo próprio instrumentista.

Festa alemã é uma das mais tradicionais de Santa Catarina

Gastronomia e brincadeiras

A gastronomia é a essência da festa, que resgata a cada edição a culinária mantida no dia a dia da comunidade. Pratos à base de porco, marreco, salsichas e outras iguarias formam um banquete, com fartas opções aos visitantes.

O cardápio conta ainda com opções de receitas sem glúten, sem lactose e sem carne. Já a bebida fica por conta das cervejarias artesanais da cidade, valorizando a produção regional.

Pratos à base de porco, marreco, salsichas e outras iguarias formam um banquete, com fartas opções aos visitantes

Entre as brincadeiras típicas está a Alles Wurst (“É tudo linguiça”), no qual os competidores precisam comer um salsichão do tipo bock, em tamanho especial de 23 centímetros, no menor tempo possível.

35ª Festa Pomerana
Quanto: até 21/02
Onde: Parque de Eventos de Pomerode, avenida 21 de Janeiro, 2.150, centro
Horários: segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, a partir das 18h, e terças, sábados e domingos, a partir das 10h
Quanto: R$ 10 (domingo a sexta-feira), R$ 25 (sábados). Entrada gratuita dias 10, 15, 16 e diariamente para quem estiver de traje típico completo. No último dia de festa (21/1), o acesso é gratuito após às 17h