Pontal do Peró é paraíso quase intocado em Cabo Frio (RJ)
Protegido por duas unidades de conservação, cenário combina praia e mirante, além de flora e fauna nativas
Conhece o Pontal do Peró? Este pequeno pedaço de paraíso, protegido por duas unidades de conservação, fica em Cabo Frio, na região dos Lagos do Rio de Janeiro, e tem cenário que combina praia e mirante, além de flora e fauna nativas ainda preservadas.
A praia e seu entorno surpreendem quem chega ao local, seja caminhando pela areia a partir do Peró, seja desbravando a trilha que começa em Búzios ou vindo de carro pela estrada do Guriri.
Escondido no canto esquerdo da extensa praia do Peró, o Pontal fica a cerca de 10 km do centro de Cabo Frio, sendo frequentado por adeptos do surfe, kitesurf, ciclismo, trekking e paramotor.
- Universidade da Espanha oferece 30 bolsas para brasileiros
- O que acontece quando olhamos fixamente nos olhos de um cachorro, segundo a ciência
- Em feito inédito, equipe feminina conquista vaga no torneio tier 1 de Counter Strike
- Estudo alerta para o risco de câncer de intestino em jovens brasileiros
Sem barracas ou quiosques, o local tem o cenário perfeitamente emoldurado por águas azuis cristalinas, areia branquinha e um mirante de pedras perfeito para admirar o nascer e o pôr do sol, além do nascer da lua.
“Eventualmente, forma-se um canal de água doce que vem das lagoas no entorno e se une ao mar, deixando tudo ainda mais bonito e diferenciado”, conta Marta Rocha, proprietária da pousada Casa de Gaya, associada ao Cabo Frio Convention Bureau, e instalada no Pontal.
Natureza intocada no Pontal do Peró
Além da paisagem, o Pontal do Peró reúne fauna e flora nativas, apreciadas, em especial, por quem percorre a trilha que leva às praias da Amendoeira, Caravelas e José Gonçalves, em Búzios.
São grandes as possibilidades de avistar animais endêmicos da região e da Mata Atlântica, como mico-leão-dourado, bicho-preguiça, gato mourisco, formigueiro do litoral, jacaré-de- papo-amarelo, lontra…. Entre as árvores e plantas, destaques para o pau-brasil, cacto cabeça de velho, erva baleeira, aroeira, araçá do litoral e bromélias.
O ideal é fazer as trilhas com um condutor ambiental que conheça o local e as informações corretas. “É uma trilha interpretativa”, comenta Marta. Além da Casa de Gaya, outras três pousadas funcionam na região e oferecem passeios com guias parceiros e capacitados.
Para os fãs da natureza, explorar o Pontal do Peró é garantia de programa imperdível e encantador.