Pôr do sol de outono encanta em Campos do Jordão (SP)

Cinco mirantes em Campos do Jordão transformam o fim de tarde em espetáculo dourado na Serra da Mantiqueira

27/05/2025 22:27

Em Campos do Jordão, a 1 639 m de altitude no coração da Serra da Mantiqueira, o pôr do sol não é apenas o fim do dia —é atração principal. No outono a luz fica mais suave, o ar mais seco e a paisagem serrana ganha aquele tom dourado que parece filtro de cinema.

O espetáculo tem explicação científica: nesta estação o sol cruza o horizonte num ângulo mais baixo no Hemisfério Sul e percorre uma camada maior da atmosfera. As cores azul-violeta se espalham, sobram os tons quentes e, somados à altitude, criam a “golden hour” perfeita para fotos e contemplação.

A paisagem serrana de Campos do Jordão ganha aquele tom dourado que parece filtro de cinema.
A paisagem serrana de Campos do Jordão ganha aquele tom dourado que parece filtro de cinema. - Jolkesky/iStock

Quer garantir o clique? A seguir você confere cinco mirantes de Campos do Jordão onde o pôr do sol vira experiência completa –com trilha gostosa, piquenique caprichado ou simplesmente uma vista 360 ° de tirar o fôlego.

Pôr do sol de outono encanta em Campos do Jordão (SP)

Museu Felícia Leirner

O Museu Felícia Leirner também tem um fim de tarde deslumbrante. Localizado em uma área de mata com 35 mil m², o local reúne um conjunto de 86 obras de bronze, cimento branco, granito e gesso da artista Felícia Leirner, distribuídas ao ar livre. Lá, também fica o exuberante Auditório Claudio Santoro, sede do Festival Internacional de Inverno.

Museu reúne um conjunto de 86 obras de bronze, cimento branco, granito e gesso da artista Felícia Leirner
Museu reúne um conjunto de 86 obras de bronze, cimento branco, granito e gesso da artista Felícia Leirner - Divulgação/@museufelicialeirner

O espetáculo do pôr do sol pode ser observado no mirante natural, com uma vista incrível para a Pedra do Baú. Um programa clássico e inesquecível para quem passa por lá.

Pico do Imbiri

O Pico do Imbiri é um mirante que fica a mais de 1.800 metros de altitude acima do nível do mar. Considerado uma das vistas mais bonitas de Campos do Jordão, o local não tem um acesso tão simples e o percurso pode ser feito por moto, quadriciclo, bicicleta, cavalo e carro 4X4.

Há quem prefira fazer o circuito a pé, mas já adiantamos que o nível de dificuldade é bastante alto. É claro que o fim do trajeto faz cada dificuldade valer a pena, porque o cenário é deslumbrante e o pôr do sol é único. São 360° de beleza, céu colorido e magia.

Sítio Mata Comprida

O sítio Mata Comprida, a cerca de 1.600 metros de altitude, possui uma área de mais de 27 hectares preservados no topo da Serra da Mantiqueira.

O passeio na propriedade particular é uma verdadeira imersão na floresta, com trilhas guiadas, araucárias centenárias, cachoeiras de águas cristalinas, pinhos bravos e uma exuberante vista ao poente. Beleza natural digna de filme.

Mirante Aventoriba

Em clima romântico ou em família, o Mirante Aventoriba é um passeio que impressiona.  A experiência começa com uma trilha leve que leva até o mirante exclusivo, com vista para a Pedra do Baú.

Lá, os visitantes são recepcionados com fogueira e um piquenique gourmet, composto por sanduíches especiais, frutas, iogurtes, sucos naturais e um delicioso vinho, sem contar com o tradicional marshmallow espetado. Ao final da experiência, os turistas são contemplados com um pôr do sol mágico e inesquecível.

Mirante Parque da Cerveja

Localizado dentro do Parque da cerveja, o Mirante Mantiqueira proporciona ao visitante sensações únicas. O lugar é cercado por natureza e os sons dos pássaros e das águas se unem, deixando o ambiente ainda mais especial.

Mirante Parque da Cerveja, em Campos do Jordão (SP)
Mirante Parque da Cerveja, em Campos do Jordão (SP) - Nathalia Molina @ComoViaja

Lá, é possível admirar as paisagens da Serra da Mantiqueira com uma vista de 180º, privilegiando os visitantes com muita paz de espírito. Quando o sol começa a se pôr, o espetáculo fica ainda mais fascinante.