Por falar em primavera, saiba onde fica a capital nacional das flores
Não dá para falar em primavera sem falar de flores. E não dá para falar em flores sem falar de Holambra
É certo que a chegada da primavera não foi das mais triunfantes, dada às baixas temperaturas e o clima de inverno justamente nessa semana. Mas não vamos deixar de celebrar o início da primavera! Então que tal conhecer um pouco mais sobre Holambra, a capital nacional das flores?
Holambra fica no interior de São Paulo, a 140 km da capital e 35 km de Campinas. Estive na cidade neste mês de setembro e mostrei as principais atrações nos stories do Instagram da Catraca Livre Viagem. Se você não viu, é só procurar pelos destaques os stories.
O nome da cidade vem da junção de HOLanda AMérica e BRAsil! A cidade é uma antiga colônia holandesa, que chegou na região em 1948. A tentativa inicial dos primeiros holandeses que fundaram a colônia era trazer gado da Holanda para produzir leite e abastecer o mercado regional. Mas, por conta da distância do porto de Santos e das doenças tropicais, poucos gados chegavam vivos em Holambra, coitadinhos :(
- Descubra o Brasil do alto: 10 destinos incríveis para voar de balão
- 5 teorias da conspiração e segredos do Vaticano que eles não querem que você saiba
- Saiba agora por que você precisa conhecer a Chapada Diamantina
- O guia definitivo para escolher os melhores meses para viajar para o nordeste
Foi só em 1951 que novas famílias vindas da Holanda resolveram produzir flores e, para divulgar o comércio, resolveram mais tarde criar a Expoflora. Hoje é simplesmente a maior mostra de flores da América Latina. A Expoflora já está na 38a edição e vai até o dia 29 de setembro, último final de semana do mês. Fiz um outro post aqui só sobre a Expoflora.
Visita aos Campos de Flores
A cidade, com 14 mil habitantes, é responsável por nada mais nada menos que metade do comércio de flores do Brasil todo!!! Até as placas de trânsito têm o formato de flores. É flor pra todo o lado! Portanto, nada mais justo que visitar os campos de flores. Passeio imperdível, eu diria até que obrigatório para quem vai a Holambra.
Esse passeio só pode ser feito com agências credenciadas, por se tratar de fazendas particulares. A agência que contratamos nos buscou no hotel e fomos de ônibus conhecer duas fazendas, uma de gérberas e girassóis e outra de crisântemos.
Durante o passeio, ouvimos muitas histórias do nosso guia a respeito da história, cultura e tradição de Holambra, o que tomou a viagem mais enriquecedora ainda! Ah, tem muita gente que contrata outro tipo de visita, mais voltada para o ensaio fotográfico. Ensaio de família, gestante, pré-casamento, de moda ….as fotos ficam maravilhosas!
Já vou logo avisando: não existem plantações de tulipas, flores típicas da Holanda, abertas para visitação em Holambra. E para os apaixonados por girassóis, a temporada geralmente é em agosto. Nós só vimos um pouquinho do que “sobraram” dos girassóis…
Holambra além das flores
A cidade – que, aliás, só foi emancipada politicamente e reconhecida como tal em 1991 – tem muito charme e oferece alguns passeios bem simpáticos para fazer! Você pode, inclusive, contratar um city tour com as agências de turismo e conhecê-la em um dia inteiro (com crianças pequenas sugiro um dia a mais para conhecer tudo calmamente).
As referências holandesas estão por toda a parte, desde a culinária até a arquitetura. Comer em um dos restaurantes que se dedicam ao sabor da cozinha holandesa deve fazer parte do seu roteiro!
Moinho dos Povos Unidos
Um dos cartões postais da cidade, o Moinho dos Povos Unidos é uma cópia fiel aos moinhos holandeses. Foi construído em 2008 para celebrar o aniversário de 60 anos da imigração holandesa. Com cinco andares temáticos abertos à visitação, o Moinho tem aproximadamente 38 metros.
Deck do Amor
Fica em frente ao Lago Vitória Régia e é inspirado na ponte dos cadeados de Paris. A tradição manda os casais colocarem um cadeado na grade com seus nomes e assim ficarão juntos para sempre. Como sou a louca das tradições (hahaha) fui logo colocando o nosso. Para quem não sabe, em Montevidéu, no Uruguai, existe a Fonte dos Cadeados e eu também coloquei o nosso cadeado quando estivemos lá (rs).
Boulevard Holandês
Fica na Rua Dória Vasconcelos e é lá onde se concentram alguns restaurantes, bares e lojinhas. Conhecemos o Casa Bela e Martin Holandesa, ambos com culinária típica holandesa. Ainda dei uma passadinha no Armazém Yah Yah para comprar os famosos Stroopwafel da marca Oma Beepie, que dizem ser a melhor.
Ainda ficaram faltando o Parque Van Gogh, o letreiro “Eu Amo Holambra”, na Praça dos Coqueiros, e o Museu de Holambra, que conta sobre a imigração holandesa na cidade.
Lojas de flores
Obviamente a cidade é muito bem servida de lojas de flores! Na volta para casa fiz umas comprinhas de plantas e flores. Não tem como resistir, né, gente?
Só se lembre de reservar um pedacinho no porta malas para as flores! ;)