Porto e a celebração ao vinho: conheça o WOW
A jornalista Cátia Noronha viajou ao Porto e levou sua família para conhecer o complexo cultural WOW.
Um passeio obrigatório para quem visita a cidade do Porto é conhecer o complexo WOW (World of Wine), na vizinha Vila Nova de Gaia.
O WOW foi inaugurado em julho de 2020 (sim, em meio a pandemia) e é um quarteirão cultural que celebra o vinho português em todas as suas possibilidades.
No complexo, instalado em uma área de 55 mil metros quadrados, existem 7 museus, 12 restaurantes, além de bares e cafés. Inclui ainda uma escola de vinho, várias lojas, um espaço para exposições e outro para eventos.
- Argentina em 5 dias: tudo o que você precisa conhecer
- 5 parques aquáticos em SP que você não pode deixar de conhecer
- Fernando de Noronha em família: principais dicas e passeios
- São Roque (SP) tem tour enogastronômico e passeios históricos
Um verdadeiro paraíso do enoturismo envolvido com muita cultura e riqueza de informação!
A localização merece até um trocadilho com o nome WOW: fica na margem sul do rio Douro e oferece uma visão panorâmica espetacular (WOW!!!) sobre a Ribeira e a Ponte Luís I (inclusive o teleférico de Gaia). Foi erguido a partir da restauração de antigas caves de vinho do Porto, que hoje ganharam uma nova vida.
Visitar os museus do WOW é uma experiência imperdível, um passeio que vai fugir do tradicional e surpreender!
Talvez você até torça o nariz ao pensar em levar crianças para esse passeio, mas aí eu te digo que você está totalmente enganado!
O WOW é um espaço super democrático, inclusive para famílias com crianças.
E isso posso provar! Levei minha família para conhecer três dos sete museus –o Wine Experience, o Planet Cork e o Pink Palace. Embora todos sigam a temática do vinho, os museus são interativos e muito atraentes, nos convidando a participar das instalações e sempre de uma forma educativa, onde as crianças se sentem à vontade.
The Wine Experience
Um museu dedicado ao vinho, mas não somente ao Vinho do Porto e sim ao vinho português em geral. A proposta é desmistificar o vinho de uma forma tão atrativa e leve que a vontade é passar horas e horas ali dentro.
Da viticultura, à enologia, as instalações nos leva a perceber a diferença entre os estilos de vinho e ainda conhecemos as principais regiões vitivinícolas portuguesas, de norte a sul de Portugal.
No final do circuito você é convidado a participar de uma degustação guiada de 3 vinhos: branco, tinto e Vinho do Porto.
Como é um museu com muitas instalações interativas, as crianças adoraram e participaram o tempo todo. E os adultos, nem precisa falar…
Planet Cork
Não sei se vocês sabem, mas Portugal é o maior produtor de cortiça do planeta, sendo responsável por mais de 50% da produção global. E esse museu é todo dedicado à cortiça e suas aplicações, que vai muito além das rolhas de vinho (e dos painéis para pendurar fotos).
Ele é muito educativo e por isso foi a minha escolha para levar as crianças. Sem contar que eu amei personalizar a minha própria rolha de vinho!!
Também aprendemos como é produzida a cortiça e de onde ela vem – tem uma réplica de um sobreiro gigante, árvore da qual se extrai a cortiça. E até os efeitos especiais de um grande filme de Hollywood podem utilizar da cortiça.
Pink Palace
Sem dúvida, o espaço mais excêntrico do WOW! É uma experiência divertida e descontraída que nos apresenta a ciência por trás da produção do vinho rosé, assim como a cultura e o lifestyle que este vinho simboliza.
Durante a visita, passamos por alguns cenários bem instagramáveis –como uma piscina de bolinhas pink– e somos convidados a degustar ao longo do percurso cinco rosés bem diferentes no estilo: Quinta do Vale do Bragão Rosé, AIX Gran Vin de Provence Rosé, Mateus Rosé, Cartuxa Rosé Bruto e Croft Pink Rosé Port. Todos sempre acompanhados de muita informação.
As crianças se divertem nos cenários e ainda podem provar um suco de uva! No final podemos levar para casa os copos que recebemos para a degustação.
Para visitar todos os museus, talvez seja melhor você reservar pelo menos 2 dias de visita! Além dos 3 museus que visitei acima, é possível conhecer também:
The Chocolate Story
Aqui o cacau tem papel sagrado! Na The Chocolate Story o visitante percorre as particularidades do fruto e da planta e desvenda todo o universo do chocolate de acordo com seu local de origem.
No final da experiência, há uma verdadeira fábrica de chocolate e todos os visitantes têm o privilégio de assistir, em tempo real, aos processos da transformação das sementes de cacau em chocolate. A visita não termina sem a oportunidade de provar um chocolate!!
The Bridge Collection
Uma exposição mais que especial: a coleção particular de Adrian Bridge, CEO do WOW, com cerca de 2000 copos e recipientes, cujo exemplar mais antigo remonta ao ano 7000 a.C. É uma das mais abrangentes coleções privadas de copos do mundo, abraçando muitos períodos da história.
Através das taças, a história e os costumes associados ao vinho são contados. Muitas das peças foram propriedade de Imperadores, Papas ou Príncipes.
Se juntarmos esta exposição à WineExperience e ao Planet Cork, o resultado é um casamento maravilhoso entre o vinho, a cortiça e o copo.
Porto Region Across the Ages
A experiência Porto Region Across the Ages é um excelente ponto de partida para compreender o património histórico e cultural da cidade do Porto.
Das conquistas dos Descobrimentos, às Invasões Francesas e até à Guerra Civil, para depois chegar à Revolução Industrial: uma verdadeira viagem na máquina do tempo que culmina na prosperidade dos dias de hoje.
As experiências e os tickets podem ser compradas em https://tickets.wow.pt/pt/