Portugal vai ganhar megacomplexo dedicado ao vinho do Porto

O WOW ("Mundo do Vinho") tem abertura prevista para junho de 2020

17/07/2017 13:01 / Atualizado em 21/02/2022 20:35

Planejando uma viagem a Portugal? Em breve, a região do Porto vai ganhar  um megacomplexo dedicado à gastronomia e experiências em torno do vinho, em especial o do Porto.

O grupo The Fladgate Partnership, detentor de algumas das principais marcas de Vinho do Porto como Taylor’s, Croft, Fonseca e Krohn, vai investir mais de 100 milhões na criação do World of Wine (WOW), que ocupará 550 mil m² no centro histórico de Vila Nova de Gaia.

Perspectiva da zona em 2020.
Perspectiva da zona em 2020.

É precisamente nos antigos armazéns de Vinho do Porto, em Vila Nova de Gaia, que vai nascer o Mundo do Vinho, com abertura prevista para junho de 2020. Ao todo, estima-se que serão criados vários museus interativos, 12 restaurantes, uma série de lojas de artesanato, uma escola de vinho, um espaço para exposições temporárias e eventos  e estacionamento com capacidade para 150 automóveis.

Prevê-se ainda a criação de 350 empregos permanentes, além dos 150 previstos durante a fase de construção.

Novas instalações nos antigos armazéns de Vinho do Porto.
Novas instalações nos antigos armazéns de Vinho do Porto.

Adrian Bridge, diretor-geral da The Fladgate Partnership, já fez saber que haverá, por exemplo, preços diferenciados de entrada para cada um dos museus. Apesar de ainda não estar definido o preço final dos ingressos, o executivo admite que poderá rondar os 20 euros por museu, baixando para 16 euros nas visitas múltiplas. No entanto, sabe-se que os preços poderão ser distintos para quem se dirija ao World of Wine de manhã ou de tarde, quando a procura é maior.

Revitalização e criação do WOW em Gaia
Revitalização e criação do WOW em Gaia

Bridge salientou ainda que “as empresas de turismo e hospitalidade vão beneficiar do aumento da procura gerado pelo World of Wine, através do aumento da estadia média dos hóspedes e da redução do efeito da sazonalidade, associado aos períodos de ocupação mais baixa, entre novembro e março”.

A atração, que começou a ser projetada há três anos, prevê atrair mais de meio milhão de visitantes por ano. A The Fladgate Partnership é responsável por alguns alguns espaços de hotelaria de luxo, como o The Yeatman, em Gaia, o Infante Sagres, no Porto, e o Vintage House, no Pinhão.

Conheça os principais atrativos enogastronômicos do Porto com o Porto Tasty, e viva a cidade que foi eleita Melhor Destino Europeu de 2017 da melhor maneira possível.