Posada Paso de los Patos, a exuberância da amplidão

20/05/2015 08:07 / Atualizado em 06/05/2020 21:23

Por Heitor e Silvia Reali, do site Viramundo e Mundovirado


Pode um hotel ser perfeito? Quer conferir? Projetado pelo arquiteto e artista plástico Carlos Gómez Centurión, o Paso de los Patos fica em Barreal, província de San Juan, Argentina. Ele se espraia em planície salpicada de elegantes álamos dourados com vista para a cordilheira com seus topetes sempre nevados.


Um rio formado pelo degelo das neves eternas abraça toda a propriedade, e ao amanhecer com a ajuda da bruma, incensa o ar com o aroma das ervas que crescem em suas margens.  E, o silêncio, rei do lugar, embala os sonhos nas casas de hóspedes com quartos espaçosos onde o mobiliário moderno convive em harmonia com objetos antigos, pañuelos e ponchos garimpados em antiquários. No pátio interno da casa se acomodam uma chaise-longue, poltronas e até mesmo camas antigas com almofadões que convidam ao descanso ou à leitura.

 
 

Já no interior da casa há ambientes acolhedores para o caso de algum vento travesso aparecer. Bar, lareira, biblioteca com bons livros sobre a flora, a fauna e –as estrelas. Sim, estrelas, planetas, constelações, nebulosas, cometas que podem ser observados naquele céu tido um dos mais diáfano do mundo. Não por acaso, bem pertinho dali foi instalado o Observatório CESCO onde os viajantes são bem-vindos para perscrutar a dança do universo. Uma visita à noite que não se deve perder.


Também valem longas caminhadas ou cavalgadas pelos bosque e trilhas que rodeiam o hotel. Para aqueles que curtem uma paisagem jurássica, o destino é o Parque Nacional de Talampaya e Ischigualasto. Na volta, saboreie uma gastronomia regional regada com azeite vindo de ancestrais oliveiras da região de Cuyo, e acompanhada de vinhos nobres. Entre eles destaca-se o branco Torrontés, muito frutado e aromático, elaborado com essa emblemática uva argentina.

 
 

E, ainda tem um especial, ser recebido por Cláudia e Aurélio, proprietários desse paraíso que, se não chega a perfeição, porque essa só os céus alcançam –mas beira!

Mais informação: posadapasolospatos.com.ar