Pousada na Serra de Macaé tem jantares harmonizados

Os dias de céu azul intenso e o friozinho ao anoitecer são um convite para curtir as serras nos meses de outono. Fora do circuito já consagrado (Petrópolis-Teresópolis- Friburgo-Mauá) há muitos recantos para se desbravar e descobrir. No norte do Estado do Rio de Janeiro, a cerca de 170 km da capital, esconde-se a Serra de Macaé, formada por cadeias de montanhas cortadas por rios e cachoeiras, a 750 metros de altitude.

A região é formada por seis distritos onde a simplicidade da vida rural se junta à exuberância das trilhas em meio à mata Atlântica, atraindo turistas em busca de descanso ou de aventura. É num desses distritos, o da Bicuda Grande (a 50 km de Macaé), que fica a Pousada Aconchego da Serra, síntese de bom gosto, simplicidade e tranquilidade.

O espaço é administrado pelos proprietários, Luiz Fernando e Lúcia, que dão as boas vindas aos hóspedes e cuidam desde os charmosos detalhes –como as flores sempre frescas nas rústicas suítes– à boa mesa, preparada em fogão à lenha. No cenário, além das formações rochosas impressionantes, chamam a atenção as redes e os livros para leitura na Casa da Preguiça; a Casa de Chá, que convida a uns dedos de prosa durante o cafezinho da tarde e a singela capelinha.

E ainda tem as trilhas, a piscina natural e as cachoeiras espalhadas pela propriedade. Sem contar a tenda perto do lago com carpas, espaço ideal para a prática do ‘dolce far niente’.

O ambiente é perfeito para um fim de semana a dois ou com amigos. São apenas quatro suítes com vista para o lago e a mata, equipadas com TV, DVD e varanda com rede. O estilo rústico das acomodações preserva a atmosfera rural, onde o conforto se mistura à decoração artesanal, simples e de bom gosto. Para relaxar, o mini spa oferece sessões de massagem e banhos de ofurô, além de sauna e duchas.

O quesito gastronomia merece um capítulo à parte. A própria Lúcia comanda o fogão à lenha, de onde saem as delícias do café da manhã da roça com direito a bolo quentinho assado na hora. No mesmo fogão é preparado o jantar, sempre priorizando os produtos de cultivo local. As refeições são servidas no aconchegante restaurante (com direito a lareira e luz de velas ao anoitecer). Harmonia perfeita para se apreciar as coisas simples e prazerosas da vida.

Um sábado por mês o casal abre o loft onde mora para um jantar harmonizado, resgatando a proposta do slow food e da boa conversa ao redor da mesa. São apenas oito pessoas em cada evento, mediante reserva prévia.

Além do jantar, com cinco pratos escolhidos de acordo com a estação e harmonizados com vinhos, o “pacote” oferece pernoite e um café da manhã simples, o suficiente para recarregar as baterias e pegar a estrada de volta para casa. Com certeza, lembrando do pato ao molho de figos frescos em cama de musseline de baroa, no pudim de rum com calda de chocolate…

Dia dos Namorados

A pousada Aconchego da Serra está com um pacote especial para o Dia dos Namorados que inclui duas diárias (12 a 14/06), jantar especial à luz de velas, com uma garrafa de vinho por casal, sessão de ofurô (individual) e festa junina na noite do dia 13 (Dia de Santo Antônio). O valor é de R$ 850 o casal.

Pousada Aconchego da Serra
Onde: Estrada Principal, s/, Bicuda Grande, Serra de Macaé. Tel: (22) 9-9944-4424 / 9-8818-2448 / 9-9997-1778
Distâncias: 50 km de Macaé; 174 km do Rio de Janeiro. Os últimos 7 km são de estrada de terra
Como chegar: http://www.pousadaaconchegodaserra.com.br/onde-estamos
Diárias: R$ 330 o casal com café da manhã rural e jantar. Por questões de segurança, a pousada não aceita crianças menores de 12 anos