Praga, Viena e Budapeste, cidades encantadoras cheias de belezas e histórias

04/06/2015 19:42 / Atualizado em 06/05/2020 21:46

Por Suellen Andrade

Praga é uma das metrópoles mais encantadoras do Leste Europeu, uma cidade que mistura riqueza cultural e o charme da Idade Média em uma só viagem. Assim como Paris, é repleta de belezas arquitetônicas e muita cultura. A cerveja é considerada a melhor da Europa, entretanto, não é apenas isso que Praga tem a oferecer.

Visitar o centro histórico, da capital da República Tcheca e seu entorno é como viajar no tempo, a arquitetura é uma mistura de gótico, renascentista, barroca e neoclássica, o Relógio Astronômico, o palácio Goltz-Kinsky e a igreja de Nossa Senhora é um bom exemplo desta mistura.

Você vai se impressionar com os belos cenários que vão render muitos cliques, a melhor forma de conhecer a cidade é a pé, mesmo assim o serviço público de transporte te leva para todos os lugares que interessam. Em épocas de temperaturas amenas vale à pena uma caminhada. Os bosques e parques convidam para relaxar em meio a natureza.

Praga é uma cidade vibrante não só pela agitada vida noturna, mas pelas inúmeras atrações, não deixe de conhecer o castelo de Praga, sede do Presidente da República Tcheca, formado por várias torres, igrejas, museus e jardins, não se parece com um castelo clássico e possui diversas atrações. A ponte de Carlos é um dos pontos mais visitados da cidade, durante o dia é palco para estátuas barrocas, bandas de jazz, artistas de rua e vendedores de arte. E a noite é palco para o romance, será inevitável não passar por ela.

A praça principal da cidade é repleta de cafés, restaurantes e lojas movimentadas. Por toda ela pode-se observar galerias e prédios históricos. O Relógio Astronômico, localizado na antiga Câmara Municipal, está entre os locais mais populares. Produz um espetáculo de hora em hora, com bonecos de madeira que saem do relógio.

Além destas, a cidade está repleta de atrações para se visitar, listamos mais algumas que você não pode perder: A praça de Venceslau, O Museu Judaico e o Antigo Bairro Judaico, A Catedral de São Vito, Sala Smetana e a Câmara Municipal, Veletrzní Palác (Palácio do Comércio), Stavovské divadlo (Teatro Estates). Igreja de São Nicolau, Colina Petrín, O Portão da Pólvora, O Mosteiro Strahov, A Casa Dançante, O Muro de Lennon e A Torre de Televisão, Vysehrad.

Viena

Assim como Praga, estar em Viena também é como viajar ao passado. A capital da Áustria ainda revive os tradicionais bailes de gala, alfaiatarias, além de ser muito charmosa e cheia de história, com sua arquitetura fascinante e seus museus conhecidos mundialmente.

Considerada a irmã mais jovem de Paris, com patrimônio não menos cultural e interessante, mas pelo fato de ser tão cosmopolita e massificada pelo turismo. Entre as capitais europeias é uma das mais baratas.

Conhecida como a cidade da música, atrai compositores do mundo todo. A Orquestra Filarmônica de Viena é uma das maiores do planeta, o que fez com que fosse considerada como a metrópole musical.

O povo vienense é simpático e agradável. Em quase todos os lugares turísticos fala-se inglês, mas sempre é interessante aprender algumas palavras em alemão para uma melhor comunicação. A capital austríaca possui uma grande oferta de restaurantes e bares e uma vida noturna dinâmica, com grande oferta de concertos de música clássica, óperas e peças teatrais.

Em Viena, você vai encontrar inúmeros museus, palácios e prédios históricos para visitar, fotografar, cheios de história. Não deixe de visitar os famosos cafés que são tradição local.

Um dos tesouros da cidade é o museu de história da arte, o Kunsthistorischesmuseum, além de sua estrutura ser belíssima de uma imponência digna da realeza seu acervo é um dos ícones culturais da Europa, seu enorme acervo possui desde tumbas egípcias até obras de Rubens e Caravaggio.

O palácio Schonbrunn é outro destaque que merece uma visita, uma das construções mais bonitas e impressionantes, localizado próximo do centro da cidade é no mínimo deslumbrante, com grandes salões, espelhos, lustres e candelabros. Seus enormes jardins de uma organização e beleza incomparável, com fontes e arranjos tão bem cuidados que até parecem até artificiais, possui também um zoológico, uma ótima opção para um passeio romântico ou para as crianças.

Viena ainda dispõe de outras ótimas opções de atrações como a Catedral de São Estevão (Stephansdom), Palácio imperial (Hofburg), Escola de Equitação Espanhola (Spanische Reltschule), Igreja e cripta dos Capuchinos (Kapuzinerkirche und-gruft), Urania, Parque da Vilia (Stadtpark), Ópera do Estado (Staatsoper), Monumento da imperatriz Mana Teresa (Denkmal der Kaiserin Maria Theresia), Parlamento (Parlament), Teatro Nacional (Burgtheater), Igreja Votiva (Votivkirche), Igreja de São Carlos Borromeo (Karlskirche).

Budapeste

A capital da Hungria é outro destino magnífico, uma das mais belas cidades da Europa. A arquitetura é o que há de mais evidente à primeira vista, cheio de mosaicos, arabescos e fachadas de arquitetura bem conservadas.

A beleza está espalhada por todos os lados, tanto pelo Danúbio que não é azul como dizem, quanto nas pontes que unem os dois lados da cidade. Na margem direita está Buda, a colina onde fica o Distrito do Castelo, cheia de histórias. Na margem esquerda, está Pest, a parte plana e mais agitada, com lojas, restaurantes, hotéis, teatros e parques.

A cidade é arborizada, cheia de parques o que proporciona uma deliciosa brisa durante todo o ano, além disso, os balneários de água mineral quente são tradição desde o Império Romano e não podem passar despercebidos para quem visita a capital.

Com diversas opções de museus, concertos, a saborosa e calórica culinária é outro atrativo muito importante, em especial os doces e bolos preparados sempre com muito capricho desde os tempos da imperatriz Sissi. Para quem quer realmente conhecer a cidade, três dias caminhando muito são suficientes, mas quem tiver um tempinho a mais pode fazer tudo mais devagar e com mais calma para admirar cada detalhe.

Assim como toda cidade com uma significativa história possui diversos pontos turísticos, o Parlamento de Budapeste, Országház, o maior prédio da Hungria, fica nas margens do Rio Danúbio e é totalmente inspirado no parlamento inglês. No espaço hoje funciona a assembléia nacional. O castelo de Buda, o Budai Vár, é uma das melhores vistas da cidade, é possível ver as pontes, o parlamento e a cidade. Tem um grande complexo de espaços como Galeria Nacional, Biblioteca, Palácio Sándor, Teatro de Dança. Na Ala sul do castelo é possível fazer uma visita e conhecer a história de Budapeste, assim como a Capela Real e os jardins medievais. Para os baladeiros a Ilha Margarida (Margit sziget) é uma opção, trata-se de um grande parque no meio do Rio Danúbio e possui diversos restaurantes e baladas.

Outras atrações importantes são o Gellert Spa, o Bastião dos Pescadores  (Halászbástya), Ponte das Correntes (Lánchíd), a Praça dos Heróis (Hősök tere), o Museu do Terror (Terror Háza) e a Casa de Ópera (Magyar Állami Operaház).

Conhecer estas três cidades fantásticas e vivenciar experiências incríveis em destinos com uma enorme e importante bagagem cultural é privilégio dos leitores do Viagem Livre, que com uma parceria com a NeoViagens podem por menos de R$ 7 mil embarcar em um roteiro de sete noites com passagem aérea, hospedagem em Praga, Viena e Budapeste, acompanhamento de guia, passeios e traslados.

Mais informações e detalhes sobre o pacote em: www.neoviagens.com.br.

*Importante: valores convertidos em reais e sujeito a alteração de acordo com o câmbio do dia do fechamento do pacote.