Praia do Peró, em Cabo Frio, tem dunas e águas cristalinas
Além das águas cristalinas, cartão-postal abriga dunas douradas e trilha repleta de atrativos
Um dos principais atrativos turísticos da Região dos Lagos, a praia do Peró, em Cabo Frio (RJ), recebeu na semana passada a Bandeira Azul –selo internacional de qualidade ambiental– pelo quarto ano consecutivo.
Apenas quatro praias no estado do Rio de Janeiro receberam a certificação, que inclui um júri nacional e outro internacional, em Copenhague (Dinamarca). Apenas o Peró, a Sossego, em Niterói, a Prainha e a Reserva — as duas últimas na capital— têm o atestado de uma água 100% livre de poluição.
Para receber o cobiçado selo internacional, é preciso que as praias cumpram 34 critérios específicos de qualidade da água, segurança, gestão, educação ambiental e serviços de turismo sustentável.
Mas as belezas da praia do Peró vão muito além das águas azuis e cristalinas. Conheça abaixo alguns pontos que merecem ser visitados.
Praia e dunas do Peró
Com 7km de extensão, a praia do Peró é um dos principais cartões-postais de Cabo Frio. Por conta das boas ondas, é point dos surfistas. Em alguns trechos, porém, oferece mar calmo e indicado para crianças. As famílias aproveitam, ainda, a infraestrutura de bares e barracas à beira-mar.
#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?
As atrações do Peró vão além das águas azuis e cristalinas. No lado esquerdo da praia estão as Dunas do Peró, uma imensa área de preservação ambiental que abriga montes de areia fininha e dourada com alturas que variam entre 6 e 20 metros.
As dunas são, ainda, salpicadas por vegetação típica e as águas da Lagoa do Guriri. Tal combinação conferiu à atração a alcunha de Lençóis do Peró, numa referência aos Lençóis Maranhenses.
Toda a região está inserida na APA Pau-Brasil e o acesso é por trilha (veículos motorizados não são permitidos). A dica é contratar um condutor ambiental ou aproveitar o passeio guiado e gratuito oferecido Hotel Paradiso Peró. As saídas são aos sábados, às 8h. Não é preciso estar hospedado para participar.
O local é perfeito também para a prática de sandboard (surfe na areia). Para curtir a modalidade, indicada para crianças a partir de 5 anos e sem limite de idade, é fundamental o acompanhamento de instrutores profissionais, já que se trata de um esporte de aventura e natureza, praticado em área de preservação ambiental e que exige equipamentos específicos.
Entre os instrutores está o atleta, educador físico e condutor ambiental Rafael Marendino, com mais de 20 anos de manobras nas dunas cabo-frienses. Rafael conta que a experiência inclui, além das emocionantes descidas, uma verdadeira aula sobre a formação das dunas, as áreas de proteção e a fauna e a flora típicas da região.
Morro do Vigia
Já no canto direito da praia do Peró, na divisa com a praia das Conchas, a atração é o Morro do Vigia, repleto de mirantes, prainhas e encantos. Ele pode ser explorado através de uma trilha curtinha, de apenas 860 metros -mas por apresentar trechos com desníveis em pedra e áreas de penhascos, é considerada de nível moderado.
Percorrida em cerca de 1h30, a trilha descortina toda a extensão das praias do Peró e das Conchas –o morro é ligado ao continente por uma faixa de areia que separa naturalmente estas duas praias. Interpretativo e sinalizado, o percurso tem quatro QR Codes que trazem informações históricas, culturais e ambientais da região.
Entre as atrações da trilha estão:
Mirante das Conchas: De seu topo, a 30 metros de altura, aprecia-se a Ponta do Arpoador, toda a extensão da praia das Conchas, Arraial do Cabo e as ilhas de Cabo Frio.
Mirante do Peró: Vista de toda a extensão dos mais de sete quilômetros da praia do Peró e parte de Búzios.
Buraco do Sargo: O nome remete ao peixe sargo, comum no local. É uma prainha encravada no costão rochoso com belo visual.
Pesqueirinho: Prainha utilizada pelos pescadores locais para guardar embarcações e apetrechos de pesca. Excelente local para descansar e mergulhar. As formações rochosas são de grande interesse geológico.
Gruta do Vigia: Bem perto do Pesqueirinho, permite fazer lindas fotos aproveitando o corte da rocha e a luminosidade que vem da abertura da fenda.