Praia do Tombo, no Guarujá (SP), ganha cobiçado selo Bandeira Azul
Única de SP a receber o selo, praia do Tombo é certificada pela 15ª vez consecutiva
Pela 15ª vez consecutiva, a Praia do Tombo, em Guarujá, São Paulo, provou seu compromisso com a excelência ao conquistar o cobiçado selo internacional Bandeira Azul para a temporada 2024/2025.
Esse reconhecimento não só mantém a praia no topo das mais certificadas da América do Sul, como a consagra como a única do estado a ostentar o prestigiado selo.
Neste mês de outubro, o Brasil atingiu um novo marco, com a inclusão de 38 praias e 11 marinas no programa Bandeira Azul, administrado pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma ONG dinamarquesa dedicada à educação ambiental.
- São Caetano inaugura parque linear na Kennedy e entrega Cidade das Crianças revitalizada
- Viajar sozinha no Brasil: 3 lugares para uma experiência transformadora
- 8 cursos gratuitos sobre sustentabilidade e ESG
- Sintomas comuns de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão ou outras condições mais simples
O que significa o selo de Bandeira Azul?
O selo, um símbolo global de qualidade, é conferido a praias, marinas e embarcações de turismo em mais de 46 países, garantindo o compromisso com a sustentabilidade e o cuidado com a natureza.
No Brasil, o programa é coordenado pelo Instituto Ambientes em Rede e busca promover a conscientização sobre a importância da preservação dos ecossistemas marinhos e do cuidado com o oceano nas cidades costeiras.
Exemplo de preservação ambiental
Para conquistar o selo Bandeira Azul, as praias precisam atender a rigorosos 34 critérios que envolvem desde a qualidade da água e segurança até a gestão ambiental, educação e infraestrutura adequada.
Assim, a Praia do Tombo, mais uma vez, mostrou que cumpre todos esses requisitos com excelência. Além dela, o Iate Clube de Guarujá também renovou sua certificação na categoria Marinas, pelo terceiro ano seguido.
A cerimônia nacional de entrega do selo Bandeira Azul está marcada para 1º de novembro, em Salvador (BA), mas o hasteamento da bandeira em Guarujá ainda não tem data definida.
Com mais essa conquista, a Praia do Tombo continua a se destacar como um exemplo de preservação ambiental e qualidade, reafirmando o Brasil no cenário global de turismo sustentável.