Praias de nudismo: saiba quais são as 8 oficiais que existem no Brasil

Naturismo com respeito e harmonia com a natureza

Praia de Pedras Altas, em Palhoça
Créditos: Divulgação/Portal Brasil Naturista
Praia de Pedras Altas, em Palhoça

No Brasil, existem oito praias oficiais de nudismo, onde os frequentadores adotam um estilo de vida que valoriza o respeito à natureza e às pessoas ao redor, sem conotação sexual. Essas praias seguem regras específicas para garantir a harmonia e o respeito entre todos.

O naturismo e suas regras

Essas praias estão registradas na Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), assegurando seriedade e integridade. O naturismo é visto como uma filosofia de vida, promovendo a nudez social como forma de encorajar o autorrespeito, o respeito pelo próximo e o cuidado com o meio ambiente. Confira aqui as regras do naturismo.

Conheça as 8 praias de nudismo oficiais do Brasil

Santa Catarina é o estado com mais praias de nudismo, abrigando três das oito oficiais no Brasil. As outras estão localizadas no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Paraíba. Nesses locais, os naturistas têm a oportunidade única de se conectar profundamente com a natureza, deixando de lado as roupas e os julgamentos sociais.

Praia do Pinho (Balneário Camboriú, SC)

A Praia do Pinho é a mais tradicional e a primeira praia oficial de nudismo do Brasil. Com infraestrutura completa, incluindo pousada, camping, bar à beira-mar, banheiros e chuveiros, é a mais conhecida entre os naturistas.

Praia de Pedras Altas (Palhoça, SC)

A Praia de Pedras Altas é reconhecida como um dos principais redutos naturistas em Santa Catarina
Créditos: Divulgação/ Setur Palhoça
A Praia de Pedras Altas é reconhecida como um dos principais redutos naturistas em Santa Catarina

Conhecida por seu clima alternativo e estilo de aldeia hippie, a Praia de Pedras Altas é um reduto naturista com mar calmo, ideal para banho e esportes aquáticos. O acesso é pela BR-101, seguido por 6 km de estrada sem asfalto.

Praia da Galheta (Florianópolis, SC)

Trilha para Praia da Galheta, em Floripa
Créditos: oscarfava/Flickr
Trilha para Praia da Galheta, em Floripa

Na Praia da Galheta, o nudismo é opcional, ideal para os mais tímidos. O acesso é feito por uma trilha de quase 400 metros ao lado da Praia Mole.

Praia do Abricó (Rio de Janeiro, RJ)

Praia do Abricó
Créditos: André Sampaio/WikiRio
Praia do Abricó

Única praia nudista dentro de um centro urbano no Brasil, a Praia do Abricó fica na Reserva de Grumari. Democrática, aceita solteiros, diferentemente de outras praias que permitem apenas casais.

Praia Olho de Boi (Búzios, RJ)

Praia deserta e selvagem, Olho de Boi tem cerca de 100 metros de extensão e é acessível por uma trilha de 600 metros. Visitantes devem levar comida e bebida, pois não há estabelecimentos comerciais.

Praia de Barra Seca (Linhares, ES)

Barra Seca combina mar e rio, formando pequenas piscinas naturais. A travessia do rio é organizada pela associação naturista do estado, NatEs.

Praia de Massarandupió (Entre Rios, BA)

Praia de Massarandupió, em Entre Rios, na Bahia
Créditos: Divulgação/Portal Brasil Naturista
Praia de Massarandupió, em Entre Rios, na Bahia

Cercada por coqueiros, Massarandupió é uma das praias naturistas mais bonitas do país, com águas cristalinas e pequenos riachos de água doce. O acesso é por uma estrada de areia de 7 km.

Praia de Tambaba (Conde, PB)

Piscinas naturais da praia de Tambaba
Créditos: Eduardo Andreassi
Piscinas naturais da praia de Tambaba

A cerca de uma hora de João Pessoa, Tambaba atrai muitos estrangeiros e já foi sede do Congresso Internacional de Naturismo. Conta com boa infraestrutura, incluindo pousada e restaurante à beira-mar.

Para mais informações e o código de ética naturista, visite o site da Federação Brasileira de Naturismo.