Prato predileto dos brasileiros é o churrasco
O Groupon realizou uma pesquisa em cinco países da América Latina sobre preferências e comportamentos gastronômicos, revelando um pouco a respeito do paladar e das práticas mais comuns dos latino-americanos. Cerca de cinco mil pessoas participaram do estudo, realizado no Brasil, Chile, Argentina, Colômbia e México.
Por aqui, o prato favorito é o churrasco, escolhido por 28% dos entrevistados brasileiros, seguido pelo sushi, com 17,5%. A tradicional feijoada ficou em terceiro lugar, com apenas 8,6% das menções. Considerando os cinco países, a culinária italiana é a preferida, com 21% do total, seguida das culinárias argentina (14%) e mexicana (14%). Aliás, 49% dos argentinos preferem comida argentina e 44% dos brasileiros preferem comida brasileira. O sushi é mencionado entre os pratos preferidos em quatro dos cinco países.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
No que diz respeito ao comportamento, os brasileiros são os que mais gostam de tirar uma foto para postá-la nas redes sociais: 39% concordam com essa prática; nove pontos percentuais acima da média, que é de 30%. Os brasileiros são também os mais flexíveis com o uso de celulares na mesa: somente 14% dos pesquisados acham que é falta de educação usar o aparelho durante uma refeição, 7% abaixo da média de todos os países. Os argentinos são os mais propensos a dividir a conta igualmente (86%); o Brasil tem o maior índice no quesito “pagar apenas o que se consome”, com 21% das respostas, quase o dobro da média, que é de 12%.
Em ocasiões especiais como aniversários e outras comemorações, a maioria dos entrevistados, independentemente de nacionalidade, planeja gastar por volta de R$ 115 por refeição para duas pessoas. Mexicanos são os que mais gostam de sair para comer: 86% responderam que comem fora pelo menos uma vez por semana, quando a média é 60%.
Campanha beneficente
A partir desta semana, o Groupon disponibiliza em sua página o roteiro especial “Menu Groupon”, com ofertas especiais nos melhores bares e restaurantes de todo o Brasil. Além disso, também está no ar uma campanha beneficente de arrecadação de recursos para o projeto Horta nas Escolas, da ONG Cidades Sem Fome. Com apenas um clique, você pode colaborar para que os alunos da rede pública de ensino brasileira tenham refeições mais completas e saudáveis.