Profissão blogueiro: Brasileiros largam tudo e agora viajam o mundo gastando pouco
Você já teve aquela vontade de largar tudo e viajar o mundo? Imagina então ter uma legião de fãs e ainda ter isso como profissão? Quatro dos blogueiros de viagem mais influentes do Brasil (Do Pão ao Caviar, Turista Profissional, 360 Meridianos e Passageiro de Primeira) contam como fazem para conhecer o mundo gastando pouco.
[tab:Do Pão ao Caviar]
- 8 cursos gratuitos sobre sustentabilidade e ESG
- Sintomas comuns de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão ou outras condições mais simples
- Estes são os motivos pelos quais você deve parar de roer a unha
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
O jovem casal que já conhece mais de 37 países
O Casal Ana e José quando se conheceram tinham um prazer em comum, viajar o mundo comendo bem. Criaram o site o Do Pão ao Caviar para mostrar para as pessoas que era possível viajar o mundo comendo desde um simples hot dog na rua, até ir a um restaurante de um chef estrelado. Com 25 anos, já conhecem mais de 35 países. O casal começou o site há 5 anos, mas só depois de 2 anos conseguiram lagar o emprego para viver viajando e comendo muito bem. Além do site, o casal também compartilha suas dicas em tempo real pelo Instagram @dopaoaocaviar e com vídeos de suas aventuras pelo Youtube.
“Para encontrar os melhores preços de passagens, hotéis, e não ficar na mão com o aluguel de carro, nós usamos o metabuscadores, principalmente o Kayak. O que mais gostamos do site é que lá conseguimos comparar os preços e fazer os melhores negócios. Assim nós economizamos muito em cada viagem, e conseguimos sempre planejar mais uma!”.
[tab:Turista Profissional]
O casal que viaja com profissionalismo
Ana Catarina e Declev, do blog Turista Profissional, contam como fazem para viajar mais gastando menos, mas sem ter que passar perrengue nem perder em conforto e qualidade. O casal conta que tem dois quesitos são fundamentais no planejamento de sua viagem: antecedência e pesquisa.
Eles dizem que um erro muito comum é que, quando alguém decide viajar, pesquisa os preços hoje e acha que os valores são sempre aqueles, o ano inteiro. O casal nega e diz que sempre há promoções acontecendo, os preços variam de acordo com a temporada e com os acontecimentos (festas ou eventos, por exemplo) em cada pais. Outra coisa interessante e que facilita muito vida do viajante é sempre utilizar os metabuscadores de comparação de preços.
O casal diz que sempre cria alertas de preços que avisam quando uma passagem ficou mais barata. “Usamos muito o Kayak, que é a melhor ferramenta que existe para isso atualmente. Você diz de quais lugares está interessado e, assim que tiver alguma barbada, eles te avisam”, diz Declev.
[tab:360 Meridianos]
Viaje mais, gaste menos em compras
O site 360 Meridianos nasceu em numa mesa de bar, em Belo Horizonte. Em 2011, três amigos resolveram que passariam alguns meses morando na Índia e fariam uma viagem de volta ao mundo. A conversa não ficou apenas no boteco e alguns meses depois caíram na estrada, tudo isso gastando relativamente pouco.
O mais legal do site é que reflete sobre o turismo, causa reflexão e mostra que viajar é possível –e não tão caro como muitos tendem a pensar.
Eles dizem que para economizar em uma viagem, basta planejamento. Não adianta deixar para comprar as passagens na véspera de um feriado e querer pagar pouco – é preciso pesquisar, acompanhar os preços durante meses e estar sempre em busca de promoções. Muitas vezes é o destino que escolhe você, não o contrário: você pode decidir o seu próximo destino por conta de uma promoção.
[tab:Passageiro de Primeira]
O brasileiro que só viaja de primeira classe gastando pouco
Fabio, do blog Passageiro de Primeira, diz que o segredo para viajar o mundo quase de graça e com conforto é entender a mecânica dos programas de fidelidade.
Graças aos programas de fidelidade, que ele clama ter decifrado, viajar tornou-se a atividade principal para poder continuar viajando de Classe Executiva e Primeira Classe pagando praticamente apenas de 5 a 10% do valor da passagem.
Além disto, ele conta está sempre ligado nas promoções de resgates com quantidades reduzidas e também compras e transferência de pontos/milhas com bônus pois assim você acaba comprando duas passagens pelo valor de uma.
E por fim, sempre sugere manter sua fidelidade à um ou dois programas no máximo, assim você sobe de categoria mais rápido e passa a usufruir de tratamento preferencial, upgrades cortesias e vantagens únicas dentro da empresa. Tudo isto requer dedicação, paciência e tempo –por isto se você quiser um saber mais, pode acessar o site Passageiro de Primeira ou Instagram.