Projeto de tour etílico por São Paulo já percorreu mais de 570 km

Ao se mudar para São Paulo no fim do ano passado, o empresário Felipe Venetiglio jurou que não seria mais um carioca que passa a semana trancado em um escritório da capital paulista e, nos fins de semana, volta para o Rio de Janeiro para curtir a vida. Disposto a conhecer o máximo possível da cidade, criou o projeto Uma Cerveja Por Estação. O empreendedor pretende percorrer as 101 estações de metrô e CPTM do município de São Paulo e descobrir um bar legal perto de cada uma para tomar uma cerveja.


Iniciado em janeiro, o projeto completou cinco meses em junho com 35 estações visitadas, mais de 570 quilômetros percorridos e mais de vinte e quatro horas em trens e estações de todas as 11 linhas que operam na região metropolitana. A distância percorrida é mais que o suficiente para Felipe ir ao Rio, Florianópolis, Belo Horizonte ou Maringá, saindo em qualquer direção do estado de São Paulo. Felipe já visitou diferentes extremos da capital paulista –do Grajaú a Itaquera, do Butantã ao Carandiru– e encontrou bares preciosos, que vem catalogando no blog.

Depois de listar todas as estações em ordem alfabética, Felipe montou um roteiro com 21 “rolês”, com cinco estações em cada. A proposta é fazer um roteiro desses por fim de semana a cada 15 dias, terminando até o fim do ano –naturalmente, sempre escolhendo um bar perto de cada estação. O próximo passeio será no sábado, dia 27/06, com início às 12h na Estação Luz.

Felipe, que se descreve como “um super carioca”, estava habituado a ver amigos cariocas que moram em São Paulo passarem os fins de semana no Rio, geralmente, reclamando da vida na capital paulista. Determinado a não ser mais um deles, decidiu que queria conhecer a cidade melhor até que seus amigos paulistanos.

“Tive já muitos amigos que mudaram pra cá. Os que se ambientaram melhor participam da vida cultural da cidade, ficam bastante por aqui. E os que mais reclamam são os que eu encontrava quase todos os sábados na praia ou no Baixo Gávea. Para mim estava claro que conhecer São Paulo profundamente seria um ótimo jeito de desenvolver um vínculo com a minha nova cidade”, conta Felipe, que se mudou para tocar sua empresa, que faz o aplicativo de moda Dujour.

Todos os seus passeios são devidamente documentados em texto e imagem no blog Uma Cerveja Por Estação, assim como no Instagram, Twitter e Facebook.