Projeto promove tour de arte urbana no centro de Brasília
Iniciativa no Setor Comercial Sul pretende valorizar a arte urbana por meio de passeio turístico
O Setor Comercial Sul de Brasília tem passado nos últimos anos por um processo de ressignificação através de ocupações do espaço público, envolvendo cultura e turismo. Em novembro, mais de 60 artistas deram vida nova ao Beco da Quadra 5 do Setor Comercial, conhecido Buraco do Rato, no Encontro de Grafite 2019.
A seleção foi feita por meio de edital de chamamento público e teve como critérios de avaliação a criatividade, a inovação, a relevância cultural e a experiência do artista.
A partir disso, o SCS Tour, iniciativa que resgata a memória do local promovendo Walking Tours –passeios turísticos de curta duração feitos a pé, resolveu criar o Graffiti Tour, uma experiência focada na arte urbana do centro de Brasília.
- Bateu o tédio do roteiro comum? 3 passeios alternativos em Belo Horizonte
- Para onde viajar em fevereiro no exterior e fugir do calor no Brasil?
- 7 bairros imperdíveis pelo Brasil para incluir na sua lista de viagem
- Tour revela histórias do protagonismo negro em Brasília
O passeio é inspirado em passeios existentes em centros de cidades como Bogotá e Medellín, que assim como o Setor Comercial Sul, também possuíam uma imagem associada à violência e foram ressignificados pela arte urbana associada ao turismo.
As primeiras edições do Graffiti Tour acontecem agora em janeiro, e o melhor: de graça! Os primeiros tours fazem parte de ações complementares ao Encontro de Grafite e prometem ser uma boa opção para quem vai passar as férias em Brasília.
Graffiti Tour no SCS
Quando: 4, 11 e 25 de janeiro
Onde: ponto de encontro praça Central (SCS Quadra 5, em frente ao Posto Policial)
Horário: 15h
Inscrições: sympla.com.br/scstour.