Quer viajar de graça? Hotel na Patagônia chilena busca voluntários brasileiros

Programa inclui hospedagem, alimentação e atividades em uma das regiões mais visitadas do sul do Chile

10/02/2026 11:50

Quem pratica trekking provavelmente já incluiu a Patagônia, no extremo sul da América do Sul, na lista de destinos dos sonhos. Agora, essa paisagem de montanhas impressionantes pode ficar mais perto. O Hotel Las Torres Patagonia, localizado na entrada dos circuitos de trekking mais famosos do Parque Nacional Torres del Paine, em Punta Arenas, no extremo sul do Chile, está em buscas de voluntários  interessados em experiências de ecoturismo e conservação.

A iniciativa, em parceria com a SKY Airline, selecionará dez participantes para uma estadia all-inclusive de cinco dias, entre os dias 7 a 12 de abril e de 15 a 20 de abril, com passagem aérea, hospedagem, refeições e atividades incluídas. Além de trabalhar na restauração da trilha Base Torres —um dos caminhos mais icônicos da região— os voluntários também terão a oportunidade de participar de workshops de conservação ambiental e vivências culturais imersivas.

Hotel Las Torres vai selecionar 10 viajantes para viver uma experiência de volunturismo na Patagônia chilena com todas as despesas pagas
Hotel Las Torres vai selecionar 10 viajantes para viver uma experiência de volunturismo na Patagônia chilena com todas as despesas pagas - Divulgação/Las Torres Patagonia

Uma das mais populares do destino, a trilha até o Mirante Base Torres também figura entre as mais sensíveis do ponto de vista ambiental. A restauração deve beneficiar milhares de visitantes de diferentes partes do mundo, que viajam ao Chile atraídos pelas formações geológicas icônicas da região, além de sua flora e fauna nativas.

Como se inscrever no trabalho voluntário na Patagônia chilena

Para se inscrever, é necessário ter pelo menos 21 anos, residentes no Brasil, Chile, EUA, Canadá ou Reino Unido, e estar apto a realizar atividades físicas intensas. Os candidatos devem enviar um vídeo de até 45 segundos via Instagram explicando o que sustentabilidade e ecoturismo significam para eles, marcar o perfil oficial do projeto e usar a hashtag específica da campanha, além de preencher um formulário online. As inscrições vão até 20 de fevereiro.

Os selecionados terão acesso direto às trilhas famosas da Patagônia chilena, incluindo os percursos conhecidos como os circuitos W e O, equilibrando o trabalho de conservação com momentos de exploração e contemplação em uma das paisagens naturais mais impressionantes do planeta.

Os selecionados ajudarão na restauração da trilha Base Torres, um dos caminhos mais icônicos da Patagônia
Os selecionados ajudarão na restauração da trilha Base Torres, um dos caminhos mais icônicos da Patagônia - Divulgação

Em sua 3ª edição, o programa marca a inauguração da primeira fase da iniciativa de regeneração ambiental, que inclui 3,3 km de trilhas —sendo 1,5 km destinados exclusivamente a pedestres e 1,8 km voltados à logística operacional.

A separação entre o fluxo de cavalos e o trânsito de visitantes deve aumentar a segurança, qualificar a experiência de quem percorre a área e reforçar a proteção do ambiente natural. A conclusão dessa etapa inicial, que integra um plano estruturado em três fases, cria um precedente relevante para a gestão de visitantes e para a conservação de longo prazo no entorno do parque.

Na edição passada, a iniciativa recebeu cerca de mil inscrições da América do Norte, do Chile e do Brasil. Durante o programa, os voluntários construíram 67,1 metros de trilha nova. Entre as tarefas realizadas: remoção da camada vegetal em áreas previamente demarcadas e modelagem do perfil do caminho com técnicas de back slope e out slope, essenciais para garantir o escoamento adequado da água e prevenir erosão causada pelo acúmulo de chuva.

Além do novo trecho, os voluntários também realizaram manutenção em 206,7 metros de trilha existente, incluindo remoção de vegetação crescida nas últimas semanas, reparo de drenagens para melhorar o escoamento e alargamento de alguns pontos para o trânsito de visitantes, aumentando a segurança e a fluidez do percurso.