Ranking elege 5 praias brasileiras entre as 10 melhores do mundo
Descubra as cinco praias brasileiras que estão entre as dez melhores do mundo, segundo o Centro Internacional de Formação e Certificação de Praias
O Brasil tem motivos para comemorar: cinco de suas praias estão entre as dez melhores do mundo, de acordo com o Centro Internacional de Formação e Certificação de Praias, uma organização chilena dedicada à gestão ambiental.
O relatório do estudo avaliou 126 praias localizadas em diversos países, incluindo Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Cuba, Equador, Guatemala, México, Nova Zelândia, Peru, Porto Rico, Espanha e Venezuela.
A iniciativa visa permitir que turistas comparem a qualidade das praias e incentivem a implementação de projetos de melhorias nos países participantes.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
No Brasil, as praias de Itaúna (Saquarema, Rio de Janeiro), Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe (Salvador, Bahia), Grumari (Rio de Janeiro) e as praias do Forno e Azeda (Búzios, Rio de Janeiro) foram destacadas entre as mais bem avaliadas.
Esse ranking faz parte da Década das Nações Unidas para a Restauração dos Ecossistemas, lançada em 2021 como um chamado à ação coletiva para prevenir, deter e reverter a degradação ambiental global.
No início do ano, 46 especialistas, incluindo oceanógrafos, engenheiros, geógrafos, químicos e educadores, avaliaram as praias da América Latina, tendo como principal critério a qualidade ambiental dos locais.
A metodologia do estudo se baseou em um esquema de pontuação que considera 38 critérios, como qualidade da água, segurança, serviços e informação ambiental.
Entre as cinco praias brasileiras que alcançaram as melhores notas, quatro possuem a Bandeira Azul, um selo internacional de qualidade. Esta certificação é concedida pelo programa da Foundation for Environmental Education, que conta com mais de 100 entidades associadas em 81 países. No Brasil, o Instituto Ambientes em Rede é o responsável pela operação nacional do programa.
No verão passado, 42 locais no Brasil, incluindo 31 praias e 11 marinas, receberam o selo Bandeira Azul. O resultado final da próxima temporada será divulgado em outubro.