‘Reality’ conecta a Amazônia com o mundo

10/05/2015 15:58 / Atualizado em 06/05/2020 21:05

Entre os dias 21 e 24 de abril, a Amazônia foi o cenário de uma experiência inusitada. Com o intuito de desmistificar e de encantar os brasileiros que vivem longe da realidade da Floresta, o co-autor de guias de viagens Diego Gazola esteve na região. Ele compartilhou ao vivo as suas experiências por meio das mídias sociais, em uma Expedição de Manaus para Parintins.

Gazola integra a produção do projeto “VamosparaParintins.com.br” da empresa Muda de Ideia que promove pacotes de Turismo de Experiências e estarão pela segunda vez operacionalizando viagens para o Festival que acontece junho. A empreitada foi vista como uma oportunidade de contribuir para romper paradigmas sobre o roteiro, que em sua opinião pessoal, é um dos mais interessantes do Brasil.

 
 

“Há muitos desafios em se comunicar que a Amazônia além do pulmão, é o coração do Brasil. Em geral, os brasileiros carregam paradigmas que os impedem de mergulharem na experiência ecológica e cultural deste ecossistema tão especial. Poucos associam que grande parte da água na região Sudeste depende diretamente do regime de chuvas na Floresta. Mitos como que serão devorados por insetos, ou ainda de que no Norte há apenas índios e o maior rio do Planeta também estão impregnados no imaginário popular do não-amazônida”, insinua Gazola.

A viagem antecipou as experiências que os potenciais viajantes terão em junho quando embarcarão rumo ao Festival Folclórico. No dia 21 de abril pela manhã, após expor curiosidades sobre a região central de Manaus, Gazola embarcou rumo a Parintins em um trajeto de 20 horas pelo rio Amazonas descrevendo situações vivenciais deste modo de transporte. No dia 22, quando chegou na ilha Tupinambarana de Parintins, a culinária, o artesanato, as praias de rio, a musicalidade, e claro, os preparativos para o Festival foram o foco em sua abordagem.

Durante os últimos 13 anos, o empreendedor viajou para todos os nove Estados amazônicos realizando pesquisas de conteúdo e fotografias para publicações de turismo.

Em 2014 foi apresentador de um Reality-Show para a rede de TV colombiana RCN Televisión em uma viagem que partiu de Bogotá até o Rio de Janeiro expondo durante 63 dias e mais de 9 mil quilômetros, o roteiro rumo à Copa do Mundo no Brasil.

O projeto foi um dos mais grandiosos de divulgação do Mundial no Brasil. O resultado da mobilização do País foi a criação da maior bandeira da Copa.

 

Em 2007, Gazola morou em Parintins por dois meses para a produção do guia “Parintins – Ecológico, Histórico e Cultural” da editora Empresa das Artes. A obra, com mais de 200 páginas, é um registro de época sobre o universo parintinense, e contou com o apoio da Amazonastur, Ministério do Turismo e da Prefeitura Municipal de Parintins.

O Reality-Show “VamosparaParintins.com.br” é uma realização da agência e consultoria de viagens de experiências Muda de Ideia e contou com o apoios das agremiações folclóricas Caprichoso e Garantido.