Relembre os países mais curiosos visitados por Glória Maria
Jornalista fez reportagens históricas e viajou por mais de 160 países, passando pela Europa, África e parte do Oriente
Ícone do jornalismo brasileiro, a repórter Golria Maria morreu nesta quinta-feira, 2, em decorrência das complicações de um câncer de pulmão.
Na TV Globo desde 1971, Gloria Maria passou pelos mais diversos telejornais da emissora, como no “Fantástico”, onde fez história entrevistando celebridades como Freddie Mercury, Madonna, Elton John e Michael Jackson, e no “Globo Repórter“, pode onde viajou por mais de 160 países.
Da Mongólia ao Deserto do Saara, no Marrocos, passando por um hotel de gelo na Noruega e até por países que já nem existem mais, como a Iugoslávia, que originou cinco países após sua divisão (Croácia, Eslovênia, Sérvia, Bósnia e Herzegovina e Macedônia). Ao todo foram 163 países que Glória Maria visitou.
- Saiba como competir no Tier 2 de League of Legends em 2025
- Descubra o melhor método para remover agrotóxicos de frutas e verduras
- Nube oferece quase 10 mil vagas de estágio com bolsas de até R$ 2.000
- VALORANT Game Changers 2025: segura a emoção para curtir a competição oficial do jogo
O sonho da jornalista era conhecer a Lua. Tanto que ela estava inscrita na Nasa para fazer a viagem.
Glória Maria escalou montanhas, fez travessias entre balões no ar e saltou do maior bungee jump do mundo.
No entanto, algumas dessas viagens resultaram em reportagens históricas na televisão brasileira, como no caso da Jamaica, onde visitou uma tribo rastafári e experimentou maconha. A cena virou meme.
“Ali eu não fui enganada, eu sabia que era a coisa jamaicana… Que todo mundo sabe… Quer dizer, era só uma questão de eu traduzir pro português, o intérprete não ia saber. Talvez eu tenha enganado o intérprete. Mas Jamaica é Jamaica, né”, comentou durante participação no programa “Altas Horas” em março de 2022.
Em uma outra participação no programa de Serginho Groisman, em 2019, Glória Maria falou sobre os três lugares mais inesquecíveis que já visitou.
“É mole! Irã, Índia… Bom, e se eu colocar o Brasil, vai dar problema? Porque o Brasil a cada momento, a cada minuto, a gente tem mais um lugar, mais uma coisa a descobrir”, disse.
Sobre a índia, Glória Maria explicou: “Minha espiritualidade parece que saiu de lá. Já fui seis vezes à Índia e, cada vez que eu volto, me torno uma pessoa diferente e, com certeza, uma pessoa melhor”.
“O Irã porque talvez seja o país mais bonito que eu já vi em termos de cultura”, conta ela, lembrando a riquíssima herança persa da região que visitou em 2017, com o “Globo Repórter”.
“O meu negócio é o mundo”
Com 15 passaportes carimbados, Glória Maria afirmou, em entrevista a revista “Quem”, em 2019, que não seria feliz se trabalhasse em estúdios.
“Quero ser feliz, viver e ir pro mundo. Só isto. Gosto de conhecer gente, de viajar. Se me trancarem dentro de um estúdio, eu me mato. Viraria uma velhinha triste. O meu negócio é o mundo. Enquanto me deixar ir para ele, estou feliz”.