Resorts e destinos de praia são os preferidos dos brasileiros

Pacotes para destinos do Nordeste foram os produtos mais vendidos por operadores turísticos em 2022

18/04/2023 07:00

O litoral brasileiro continua sendo um dos principais motivadores de viagens dentro do país. De acordo com o Anuário Braztoa 2023, divulgado na semana passada, os resorts e os destinos de praia foram os produtos mais vendidos por operadores turísticos no último ano.

Entre os destinos com maior volume de viajantes, destacaram-se Salvador (BA), Porto de Galinhas (PE) e Recife (PE), todos destinos litorâneos nordestinos. Ainda segundo a entidade, São Paulo (SP) também figura na lista de preferência dos turistas.

Porto de Galinhas (PE) é um dos destinos preferidos dos brasileiros
Porto de Galinhas (PE) é um dos destinos preferidos dos brasileiros - Quel Marchiori/Divulgação

O levantamento também trouxe um perfil dos turistas brasileiros no último anos. Segundo a associação, o Nordeste foi a principal escolha dos viajantes, com 38,4% dos embarques, seguido pelo Sudeste (24%), Sul (17%), Centro Oeste (11%) e Norte (9,6%).

Duração das viagens

Além disso, as viagens duraram em sua maioria entre 5 e 9 dias, seguidas pelas viagens de final de semana ou feriados prolongados, de até cinco dias.

Sobre o tipo de produto vendido, as experiências completas, que envolvem a parte terrestre e aérea, representaram 32% do faturamento, seguidas de somente hospedagem, responsável por 24,4%, cruzeiros e serviços agregados, com 15,7% e serviços no destino.

São Paulo ficou entre os destinos de lazer mais vendidos do Brasil pelas operadoras
São Paulo ficou entre os destinos de lazer mais vendidos do Brasil pelas operadoras - Arlindo Namour/Shutterstock/Fujifilm.

Em relação à faixa etária desses viajantes, o Anuário identificou uma maior movimentação dos passageiros da Geração X e os Baby Boomers, com idades entre 40 e 60 anos e os turistas da terceira idade.

Ao todo, os operadores turísticos faturaram mais de R$ 11,5 bilhões um crescimento de 62,7% em relação a 2021. Esse número mostra que essas empresas estão chegando cada vez mais perto do período pré-pandemia.