Resorts e destinos de praia são os preferidos dos brasileiros

Pacotes para destinos do Nordeste foram os produtos mais vendidos por operadores turísticos em 2022

O litoral brasileiro continua sendo um dos principais motivadores de viagens dentro do país. De acordo com o Anuário Braztoa 2023, divulgado na semana passada, os resorts e os destinos de praia foram os produtos mais vendidos por operadores turísticos no último ano.

Entre os destinos com maior volume de viajantes, destacaram-se Salvador (BA), Porto de Galinhas (PE) e Recife (PE), todos destinos litorâneos nordestinos. Ainda segundo a entidade, São Paulo (SP) também figura na lista de preferência dos turistas.

Porto de Galinhas (PE) é um dos destinos preferidos dos brasileiros
Créditos: Quel Marchiori/Divulgação
Porto de Galinhas (PE) é um dos destinos preferidos dos brasileiros

O levantamento também trouxe um perfil dos turistas brasileiros no último anos. Segundo a associação, o Nordeste foi a principal escolha dos viajantes, com 38,4% dos embarques, seguido pelo Sudeste (24%), Sul (17%), Centro Oeste (11%) e Norte (9,6%).

Duração das viagens

Além disso, as viagens duraram em sua maioria entre 5 e 9 dias, seguidas pelas viagens de final de semana ou feriados prolongados, de até cinco dias.

Sobre o tipo de produto vendido, as experiências completas, que envolvem a parte terrestre e aérea, representaram 32% do faturamento, seguidas de somente hospedagem, responsável por 24,4%, cruzeiros e serviços agregados, com 15,7% e serviços no destino.

São Paulo ficou entre os destinos de lazer mais vendidos do Brasil pelas operadoras
Créditos: Arlindo Namour/Shutterstock/Fujifilm.
São Paulo ficou entre os destinos de lazer mais vendidos do Brasil pelas operadoras

Em relação à faixa etária desses viajantes, o Anuário identificou uma maior movimentação dos passageiros da Geração X e os Baby Boomers, com idades entre 40 e 60 anos e os turistas da terceira idade.

Ao todo, os operadores turísticos faturaram mais de R$ 11,5 bilhões um crescimento de 62,7% em relação a 2021. Esse número mostra que essas empresas estão chegando cada vez mais perto do período pré-pandemia.