Revista aponta Tiradentes como a ‘cidade mais bonita do Brasil’
"Esse é o tipo de lugar onde os sonhos são realizados", diz a revista americana “Departures" sobre a cidade mineira
Você sabe qual é a cidade mais bonita do Brasil? Para a revista americana “Departures”, é a mineira Tiradentes.
“Charmosas casinhas cercadas por montanhas e uma igreja verdadeiramente magnífica: esse é o tipo de lugar onde os sonhos são realizados”, diz a reportagem sobre a cidade histórica mineira.
A revista –especializada em luxo, turismo e estilo de vida– apresenta dados históricos da região e destaca a arquitetura barroca de Tiradentes.
- 3 lugares para viajar sozinha no Brasil que você ainda não pensou
- Esqueça a praia: 3 lugares frios para viajar no brasil
- Viagens baratas para casais: 5 destinos incríveis no sudeste
- 10 parques naturais para visitar no Brasil
“A cidade é uma comparação gritante com a paisagem natural. Paletas brilhantes de amarelos, cerúleos e vermelhos cobrindo casas amontoadas sob as montanhas azuis de Serra de São José”, diz o texto.
Além disso, a reportagem sugere que “se você estiver planejando uma visita, planeje para agosto, quando pode experimentar o Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que reúne chefs do Brasil e do mundo todo que dão aulas de culinária, apresenta jantares e restaurantes”.
Localizada a menos de 200 km da capital Belo Horizonte, Tiradentes era apenas um rico arraial minerador no começo do século 18.
Em 1718, passou a ser Vila São José, em homenagem ao então príncipe português D. José I. Com a proclamação da República, o município passou a se chamar Tiradentes, nome do mártir da Inconfidência Mineira (uma tentativa de emancipação de Minas Gerais, em 1789), nascido na região e que morreu lutando contra a monarquia.
Quando o ouro se tornou escasso nas redondezas, a cidade perdeu relevância, sendo redescoberta na década de 1970.
Excepcionalmente preservado graças ao baixo movimento durante muitas décadas, o conjunto arquitetônico barroco de Tiradentes reúne joias como o encantador Chafariz de São José, construído em 1749 para abastecer a cidade de água potável e em funcionamento até hoje.
Como chegar
Para quem sai de São Paulo, as principais vias de acesso são as rodovias Fernão Dias (BR-381) até a cidade de Lavras e depois a BR-265. Também é possível ir de ônibus. Confira passagens da Cometa.
Fique por dentro das notícias dos destinos brasileiros no site da Embratur