Rio está entre os destinos mais buscados por viajantes solo
Pesquisa feita pela Visa analisa nova dinâmica no turismo com viajantes solo pelo mundo.
O Rio de Janeiro está entre os quatro destinos mais buscados por viajantes solo nas Américas, é o que revela relatório Global Travel Insight, elaborado pela Visa.
A capital fluminense é única cidade brasileira a figurar no ranking, que conta com cidades como Lima (Peru), Medellín (Colômbia) e Tijuana (México).
“A sociedade está cada vez mais aberta a novos arranjos sociais e isso implica uma maior aceitação em se viver e se divertir sozinho. Isso gera oportunidades para inovação de produtos e soluções por parte das empresas do setor turístico”, diz , Tiago Moherdaui, vice-presidente da Visa Consulting & Analytics.
- Costa das Baleias: 4 destinos para conhecer e se encantar
- Quer viajar sozinho aos 17 anos? Descubra como é permitido
- Quer ir para o Marrocos? Estes 5 passeios vão convencer você!
- Verão no Brasil sem gastar muito: 5 destinos deslumbrantes e econômicos para fazer em janeiro ou fevereiro
Viajantes solo
O setor de turismo é um pilar importante da economia mundial e é a maior fonte de renda para muitas cidades e pessoas, o que exige investimento no desenvolvimento de produtos e estratégias de vendas direcionados pelas empresas do ramo.
Tradicionalmente vinculado ao consumo coletivo, esse mercado vive uma transformação com o aumento do número de viajantes solo.
De acordo com a pesquisa, está acontecendo um aumento do número de famílias unipessoais (compostas por uma só pessoa), gerando demanda por novas dinâmicas no universo das viagens.
Os dados apontam que até 2030, é esperado um aumento por volta de 35% neste modo de vida, atingindo a marca de 580 milhões de pessoas no mundo. Logo, a tendência é que as viagens solo se tornem ainda mais comuns.
A Visa desenvolveu recentemente a solução Jornada do Viajante, que utiliza machine learning e tecnologias
de geolocalização para monitorar os ciclos de viagem dos consumidores ,para mapear a experiência com todas
as soluções da companhia, identificar padrões, prever tendências e, assim, personalizar suas ofertas.