Revitalizado, Largo do Boticário vira ‘hostel’ descolado no Rio
Com conceito de hostel, a bandeira JO&JOE, do grupo francês Accor, desembarca no Brasil
A primeira unidade da descolada bandeira JO&JOE, do grupo francês Accor, no Brasil acaba de abrir às portas. Com conceito “Open House”, que combina os formatos de hospedagem em hostels e hotéis tradicionais, o empreendimento ocupa o complexo histórico do Largo do Boticário, no centro do Rio de Janeiro, que foi totalmente revitalizado.
Comprado em 2018 pelo grupo francês, o Largo do Boticário recebeu investimento de cerca de R$ 70 milhões para a renovação de seis casas, respeitando suas principais características originais, assim como a floresta nativa ao redor. O escritório paulistano MM18 assina o projeto de design de interiores.
As icônicas escadas caracóis, o piso, azulejos e outros elementos receberam um minucioso trabalho da equipe de restauro, com a supervisão feita pelo Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural).
- Descubra o melhor método para remover agrotóxicos de frutas e verduras
- Nube oferece quase 10 mil vagas de estágio com bolsas de até R$ 2.000
- VALORANT Game Changers 2025: segura a emoção para curtir a competição oficial do jogo
- Wolverhampton x Manchester United: aproveite a odd 3.25 para Matheus Cunha marcar
Todo o trabalho de restauro do patrimônio histórico carioca é contado num livro recém-lançado pela Accor.
O JO&JOE Rio de Janeiro ocupa uma área de 4.157 m² e conta com 320 camas em 80 quartos e apartamentos, que acomodam até oito pessoas (além de oferecer opções privativas e coberturas), com projetos artísticos idealizados por nomes como Mariana Papi, Kakau Höfke, Bruno9li, Braga, Marcelo Ment, Jotac e Milton Jofily.
As acomodações são, em maioria, completamente diferentes uma das outras, sendo projetadas individualmente de acordo com as alturas de janelas e portas. Algumas delas fazem parte do conceito arquitetônico “OOO” (em inglês significa “Out of Ordinary”), trazendo a ideia de ambientes que trazem vivências únicas. Em geral, todo o layout interno engloba a conexão entre as casas e suas diferentes utilidades.
Na parte gastronômica há um restaurante principal e o PUB Big Ben JOE, ambos abertos ao público. Já na área exclusiva para hóspedes tem o Detox (com sucos e produtos naturais) e o On Fire (de sanduíches e pizzas) –abertos sob demanda. O complexo ainda possui três piscinas, uma quadra de basquete e espaço de coworking.
Design autêntico
O JO&JOE Rio conta com um visual único e contemporâneo, incorporando conceitos de arte urbana, que garantem uma atmosfera de cidade grande, além de trazer a ideia de ambientes amplos, que promovem a interação e a convivência entre os hóspedes e visitantes.
Entre os destaques do projeto, realizado em parceria com o MM18 Arquitetura, está o rooftop com um banco de areia, que promete ser um local relax e também ponto de encontro para um momento descontraído. Já a área em frente ao restaurante e bar aberto ao público possui piso revestido em pedras portuguesas, trazendo a ideia do estilo de vida carioca.
Toda a parte de interiores do complexo, que engloba espaços como restaurante, bares, áreas externas, quartos, entre outros, passando pelos revestimentos até a iluminação e mobiliários foram assinados pela dupla da MM18, Mila Strauss e Marcos Paulo Caldeira.
m 2019 a Catraca Livre foi conhecer o Jo&Joe Paris-Gentilly. Confira aqui como foi a experiência.