Revitalizado, Largo do Boticário vira ‘hostel’ descolado no Rio

Com conceito de hostel, a bandeira JO&JOE, do grupo francês Accor, desembarca no Brasil

20/07/2022 17:23 / Atualizado em 29/07/2022 10:45

A primeira unidade da descolada bandeira JO&JOE, do grupo francês Accor, no Brasil acaba de abrir às portas. Com conceito “Open House”, que combina os formatos de hospedagem em hostels e hotéis tradicionais, o empreendimento ocupa o complexo histórico do Largo do Boticário, no centro do Rio de Janeiro, que foi totalmente revitalizado.

Comprado em 2018 pelo grupo francês, o Largo do Boticário recebeu investimento de cerca de R$ 70 milhões para a renovação de seis casas, respeitando suas principais características originais, assim como a floresta nativa ao redor. O escritório paulistano MM18 assina o projeto de design de interiores.

JO&JOE ocupa o complexo histórico do Largo do Boticário, no centro do Rio
JO&JOE ocupa o complexo histórico do Largo do Boticário, no centro do Rio - Divulgação

As icônicas escadas caracóis, o piso, azulejos e outros elementos receberam um minucioso trabalho da equipe de restauro, com a supervisão feita pelo Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural).

Todo o trabalho de restauro do patrimônio histórico carioca é contado num livro recém-lançado pela Accor.

Piscina do  JO&JOE, marca do grupo francês Accor
Piscina do  JO&JOE, marca do grupo francês Accor - Divulgação

O JO&JOE Rio de Janeiro ocupa uma área de 4.157 m² e conta com 320 camas em 80 quartos e apartamentos, que acomodam até oito pessoas (além de oferecer opções privativas e coberturas), com projetos artísticos idealizados por nomes como Mariana Papi, Kakau Höfke, Bruno9li, Braga, Marcelo Ment, Jotac e Milton Jofily.

JO&JOE Rio conta com 320 camas em 80 quartos e apartamentos
JO&JOE Rio conta com 320 camas em 80 quartos e apartamentos - Divulgação

As acomodações são, em maioria, completamente diferentes uma das outras, sendo projetadas individualmente de acordo com as alturas de janelas e portas. Algumas delas fazem parte do conceito arquitetônico “OOO” (em inglês significa “Out of Ordinary”), trazendo a ideia de ambientes que trazem vivências únicas. Em geral, todo o layout interno engloba a conexão entre as casas e suas diferentes utilidades.

Um dos quartos do JO&JOE Rio de Janeiro
Um dos quartos do JO&JOE Rio de Janeiro - Divulgação

Na parte gastronômica há um restaurante principal e o PUB Big Ben JOE, ambos abertos ao público. Já na área exclusiva para hóspedes tem o Detox (com sucos e produtos naturais) e o On Fire (de sanduíches e pizzas) –abertos sob demanda. O complexo ainda possui três piscinas, uma quadra de basquete e espaço de coworking.

Design autêntico

O JO&JOE Rio conta com um visual único e contemporâneo, incorporando conceitos de arte urbana, que garantem uma atmosfera de cidade grande, além de trazer a ideia de ambientes amplos, que promovem a interação e a convivência entre os hóspedes e visitantes.

O JO&JOE Rio de Janeiro fica no conjunto arquitetônico do Largo do Boticário (foto de antes da reforma)
O JO&JOE Rio de Janeiro fica no conjunto arquitetônico do Largo do Boticário (foto de antes da reforma) - Divulgação

Entre os destaques do projeto, realizado em parceria com o MM18 Arquitetura, está o rooftop com um banco de areia, que promete ser um local relax e também ponto de encontro para um momento descontraído. Já a área em frente ao restaurante e bar aberto ao público possui piso revestido em pedras portuguesas, trazendo a ideia do estilo de vida carioca.

Toda a parte de interiores do complexo, que engloba espaços como restaurante, bares, áreas externas, quartos, entre outros, passando pelos revestimentos até a iluminação e mobiliários foram assinados pela dupla da MM18, Mila Strauss e Marcos Paulo Caldeira.

m 2019 a Catraca Livre foi conhecer o Jo&Joe Paris-Gentilly. Confira aqui como foi a experiência.