Ritmos brasileiros super valorizados na Europa

Não é só no Brasil que o povo gosta samba. Há muitos admiradores e seguidores dos ritmos brasileiros em vários outros países do mundo. Na Europa, a cidade de Nitra, na Eslováquia, se intitula como a capital do samba. E para fazer jus ao título, organiza todo ano um festival de tambor e percussão que chama Drum Point. Durante o festival, acontecem diferentes workshops com músicos profissionais brasileiros, que ensinam os ritmos.
Shows de música brasileira e também outros workshops de samba e ritmos fazem parte do evento.
Neste ano –o festival que começou na quinta-feira, dia 2, e terminou hoje– teve a participação do músico e percussionista Serrinha Raiz, do Rio de Janeiro, de Patinho Axé Correia, de Salvador, e do percussionista tcheco Jakub Škrha, que estudou percussão e pandeiro no Brasil com Marcos Suzano e foi até agora o único tcheco a fazer parte de uma escola de samba. Ele integrou a bateria da escola Unidos do Viradouro no Carnaval deste ano.
Na programação de shows, o festival apresentou como principal atração musical do festival os brasileiros Bernardo Aguiar e Gabriel Policarpo que juntos formam o Pandeiro Repique Duo. A dupla faz um show de pouco mais de uma hora mostrando uma profunda musicalidade, utilizando somente o bandeiro, o repique e suas vozes. A interação com o público através dos ritmos é marcante. Eles começaram a turnê na Europa no fim de maio e já tocaram na Suécia, República Tcheca, Eslováquia e Alemanha. Ainda fazem show em Londres e Paris antes de voltarem ao Brasil.
No total, o Drum Point da Eslováquia reuniu profissionais de 9 países e contou com a participação de 150 músicos e 12 bandas. Para o próximo a ano, a organização do festival já começa a pensar na programação, convidando artistas ligados ao mundo da percussão para participarem.
Por Raquel Rezende, do blog Praga Boêmia