Roma passa a cobrar taxa para foto na Fontana di Trevi

Atração é conhecida pela tradição de jogar uma moeda para garantir o retorno a Roma e realizar desejos

26/12/2025 00:12

Turistas terão de pagar uma taxa de € 2 euros (cerca de R$ 13) para se aproximar da Fontana di Trevi, em Roma. A medida foi anunciada na última sexta-feira, 19, pelo prefeito Roberto Gualtieri, e entra em vigor a partir de 1º de fevereiro de 2026.

O monumento, localizado em uma praça pública, continuará podendo ser visto gratuitamente à distância. Já o acesso à área mais próxima da fonte será permitido apenas a visitantes com ingresso. Moradores de Roma e da região metropolitana estarão isentos da taxa.

Fontana di Trevi é uma das atrações mais visitadas de Roma
Fontana di Trevi é uma das atrações mais visitadas de Roma - VvoeVale/iStock

Segundo a prefeitura, os turistas terão de pagar se quiserem subir nos degraus de pedra que cercam a bacia da fonte. A pequena praça ao redor, que oferece vista do monumento, permanecerá aberta para todos.

A medida busca conter o turismo de massa, organizar o fluxo de visitantes. Segundo a prefeitura, de janeiro e o início de dezembro de 2025, cerca de nove milhões de pessoas passaram pela área em frente à Fontana di Trevi –uma média de 30 mil visitantes por dia.

A Fontana di Trevi é conhecida pela tradição de jogar uma moeda para garantir o retorno a Roma e realizar desejos. O local segue como uma das atrações mais visitadas da cidade, recebendo turistas e líderes mundiais.

Como será feita a cobrança

O modelo estabelece duas filas separadas: uma destinada aos visitantes que pagarem ingresso e outra reservada aos moradores, que continuam com acesso gratuito. A divisão será organizada por barreiras físicas, e o pagamento poderá ser realizado por meios eletrônicos, incluindo cartão de crédito.

A expectativa da prefeitura é que, com menos pessoas reunidas ao mesmo tempo diante da Fontana di Trevi, haja diminuição de empurrões, confusões e furtos, situações recorrentes na praça que abriga o monumento barroco do século 18.

Fontana di Trevi é patrimônio histórico

Concluída em 1762, a fonte é uma obra do barroco tardio. Suas esculturas representam tritões guiando a carruagem de conchas do deus Oceano, simbolizando a domesticação das águas.

A Fontana di Trevi também é lembrada por cenas do cinema, como em “La Dolce Vita”, de Federico Fellini, quando Anita Ekberg entra na fonte e chama Marcello Mastroianni para se juntar a ela.

Outras cobranças na Itália

Em 2023, Roma introduziu taxa de entrada de cinco euros para o Panteão. Veneza passou a cobrar taxa de acesso durante a alta temporada e Verona iniciou cobrança para visita à sacada associada à peça “Romeu e Julieta”, de Shakespeare.