Rota das falésias tem bangalôs à beira-mar e café flutuante
Centro brasileiro de kitesurf, Fortim atrai o olhar do mundo para sua beleza e hotéis requintados
Parte da Rota das falésias no Brasil, a autêntica Fortim, no Ceará, abriga um dos hotéis boutique com os bangalôs mais lindos do Estado, no hotel Jaguaríndia Village.
Com 30 acomodações, entre bangalôs e vilas à beira-mar, distribuídos em por área de 50 mil metros quadrados, o hotel está repleto de experiências personalizadas, como o café da manhã flutuante, servido no bangalô.

Para o seu café na piscina privativa do bangalô, você escolhe os itens no dia anterior, e a bandeja estará pronta, flutuando, no horário escolhido.
Itens preparados na hora, pães artesanais, sucos naturais e frutas fazem parte do cardápio. Para mim, também leite vegetal, uma vez que primo pela gastronomia vegana. Simplesmente incrível.
Da cama king size com a porta aberta para a ampla varanda com piscina, é possível observar os kites voando sobre o mar.
Quem quiser também pode observar os kites da piscina de borda infinita gigante do hotel, com vista para o mar.

A região tem ventos ideais e é famosa pela prática de kitesurf, esporte que também pode ser aprendido no complexo do hotel.
Ao lado do Jaguaríndia está o hotel irmão, Jaguaribe Lodge&Kite, com escola que é referência no esporte, com certificação pela ABK (Associação Brasileira de Kitesurf).
É uma das únicas escolas do Brasil que ensina iniciantes. Muitos estrangeiros se hospedam por lá para praticar. Trata-se de mais uma experiência única para viver nesse canto de paraíso.
E foi justamente para este paraíso que Alejandro Ureta, diretor dos hotéis, mudou-se de vez da Argentina para o Brasil.
`Alejandro era analista de sistemas em Córdoba, mas veio ao país para outros trabalhos. Fatalmente, apaixonou-se pelo Ceará.
/catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2025/09/jaguarindia-village-hotel-ceara-andrea-miramontes-ladobviagemimg-0222-675x1200.jpg)
/catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2025/09/jaguarindia-village-hotel-ceara-andrea-miramontes-ladobviagemimg-0191-910x842.jpg)
/catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2025/09/jaguarindia-village-hotel-ceara-andrea-miramontes-ladobviagemimg-0177-910x512.jpg)
/catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2025/09/jaguarindia-village-hotel-ceara-andrea-miramontes-ladobviagemimg-0166-910x588.jpg)
/catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2025/09/jaguarindia-village-hotel-ceara-andrea-miramontes-ladobviagemimg-0300-675x1200.jpg)
Passeio de buggy
Outra experiência sensacional que parte do hotel e pode ser organizada lá mesmo é o passeio de buggy pela costa de Fortim.
Escolha fazer ao pôr do sol. Você pode pegar o passeio de duas horas ou o completo, que vai além da praia de Fortim.
Fiz o menor e não me arrependi. Durante o caminho, passamos por vários pontos instagramáveis, por falésias e até uma caverna. O passeio custa R$ 280 e vale cada centavo. Veja o passeio completo.

Mais experiências: SPA e gastronomia
Os tratamentos no Ywi Spa, o spa do Jaguaríndia, usam ervas e produtos locais nas massagens e são imperdíveis. Participei de uma sessão para casal com óleos essenciais de laranja e alecrim. No próprio spa, tem outra piscina do hotel e um centro para prática de ioga.
Na gastronomia, indico quatro restaurantes, para que seus dias por lá sejam uma explosão de sabores locais.

O dia começa com café da manhã à la carte de frente para a piscina e para o mar, no JAG Restaurante. A gastronomia do hotel usa ingredientes locais, de produtores de Fortim.
O JAG também serve jantar, no qual, entre as delícias, provei este tempurá de legumes vegano com tarê de cajuína.

Para o almoço à beira-mar, aposte no restaurante de praia ao lado da escola de kite, Jaguaribe Beach. Aproveite as caipirinhas locais, como a de cajú, além dos petiscos.
Não tinha muita opção para vegetarianos e veganos, mas o dadinho de tapioca com molho de maçã e pimenta estava sensacional.
No hotel ao lado, Jaguaribe Lodge&Kite, está o novo restaurante italiano Tucana Blu , outra opção para jantar.
Lindíssimo, o hotel é conectado por pontes suspensas, e o restaurante fica de frente para a piscina.

Provei um parppadelle ao funghi, além de uma sobremesa inesquecível, o pavê de limoncello, o delicioso licor italiano de limão.
O quarto restaurante fica no hotel Vila Selvagem, e para este é preciso pegar carro.

Aproveite para conhecer a vila de Pontal do Maceió com centrinho simpático, bares, lojas locais e restaurantes regionais. O hotel Vila Selvagem fica lá perto. Dentro do hotel, o Restaurante Vila Selvagem preparou um menu especialmente vegano para mim, que estava perfeito.
Provei o risoto de legumes e os tacos de legumes com maionese de pimenta. Para sobremesa um mousse de chocolate levíssimo.
Veja mais sobre as experiências no hotel neste link.
Como chegar lá e rota das falésias
Fortim é uma cidade de apenas 15 mil habitantes, no litoral Leste do Ceará, distante a 120 km de Fortaleza. O melhor é alugar um carro a partir do aeroporto.
O destino faz parte da Rota das Falésias, roteiro integrado movimenta turismo costeiro (45 praias) do Ceará e do Rio Grande do Norte, integrando a Costa do Sol Nascente (CE) e a Costa Branca (RN).

Do lado cearense, são oito cidades (Aquiraz, Eusébio, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí) ao largo de 215 km de coqueirais, dunas de areias brancas, falésias coloridas, e praias de águas mornas de cor esverdeada.
Veja a experiência completa no insta @ladobviagem