Rota de carregadores rápidos vai ligar SP a Punta del Este

Brasil acaba de ganhar a primeira rede privada de eletropostos

13/09/2022 17:48 / Atualizado em 15/09/2022 08:48

Boa notícia para quem têm carro elétrico e gosta de viajar. Em breve será possível ir de São Paulo a Punta del Este, no Uruguai. É que o Brasil acaba de ganhar a primeira rede privada de eletropostos (pontos de carregamentos).

A Rota Sul vai interligar a capital paulista às capitais e cidades importantes da região Sul do país com pontos de recarga rápida a cada 200 km.

Rota de carregadores rápidos vai ligar SP a Punta del Este
Rota de carregadores rápidos vai ligar SP a Punta del Este - Henrique Pufal/Divulgação

O projeto é uma parceria da Nissan, Movida, Rede de Postos SIM e a Zletric que investirão R$ 2,4 milhões. Numa primeira fase, serão instalados nove pontos com carregadores em cidades estratégicas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Os equipamentos de recarga ficarão nos postos de combustíveis da Rede SIM, onde o usuário poderá recarregar seu veículo elétrico enquanto dispõe de estrutura complementar, como lanchonetes, restaurantes e banheiros.

Cinco carregadores rápidos, modelo 60Kw com conectores CCS e Chademo, entrarão em funcionamento nas próximas semanas. No Rio Grande do Sul, estão em implantação carregadores rápidos em São Sebastião do Caí, Gravataí, Gramado e Três Cachoeiras. Laguna, em Santa Catarina, também contará com um eletroposto.

A Volvo também inaugurou um eletroposto em Avaré (SP); outros 12 estão disponíveis nos próximos meses, nos Estados de SP, RJ e MG
A Volvo também inaugurou um eletroposto em Avaré (SP); outros 12 estão disponíveis nos próximos meses, nos Estados de SP, RJ e MG - Leo Sposito

Até outubro, outras quatro cidades terão eletropostos em funcionamento: Caxias do Sul (RS), Bento Gonçalves (RS), Itajaí (SC) e Araquari (SC).

Os carregadores rápidos do Posto SIM Retro, localizado na RS-122 em São Sebastião do Caí, parada tradicional no trajeto entre a Serra Gaúcha e Porto Alegre, e do Posto SIM da Freeway, em Gravataí, na autoestrada que interliga o litoral gaúcho a capital, já estão disponíveis para os usuários.

A ideia é que até o fim do ano, a Rota Sul atenda os três estados da região Sul.

No Brasil, existem cerca de 1,8 mil estações de recarga particulares e públicas. Os postos existentes junto com os novos Rota Sul permitirão viajar de São Paulo para Punta del Este, no Uruguai, com a segurança de pontos de recarga rápida a cada 200 km.

Brasil tem 100 mil carros eletrificados

Em julho, o Brasil superou a marca histórica de 100 mil veículos eletrificados em circulação, incluindo carros, caminhões e veículos comerciais leves, como vans e furgões. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Somente este ano foram emplacados 23.033 carros elétricos leves. A maior parte (6,5 mil) foi registrada no estado de São Paulo. Em seguida vem Minas Gerais, com 1,9 mil emplacamentos.

Empresas formam rede privada de eletropostos ligando São Paulo ao Uruguai
Empresas formam rede privada de eletropostos ligando São Paulo ao Uruguai - Pixabay

A conta inclui os híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e os elétricos a bateria (BEV); automóveis, comerciais leves, SUVs e utilitários.

No final de agosto, a rede de supermercados Assaí Atacadista inaugurou em São Paulo seu primeiro eletroposto com três pontos de carregamento. A companhia vai passar a disponibilizar o serviço gratuito de recarga elétrica para os carros dos clientes que frequentam suas lojas em 13 estados do país, por meio de uma parceria com a GreenYellow, que fornecerá os equipamentos.

Ao todo, o Assaí receberá o total de 90 eletropostos, que funcionarão com energia de fontes 100% renováveis. Outras 29 unidades do atacadista terão instalações de pontos de carregamento até o primeiro semestre de 2023.

Vibra, Raízen e Ipiranga também estão investindo na tecnologia. No início de julho, a Vibra (antiga BR Distribuidora) anunciou um plano de negócios para instalar 70 eletropostos até o fim de 2023, sendo 50 deles em rodovias. O objetivo é criar o maior corredor elétrico do Brasil, com quase 9 mil km de extensão.

Com informações da EPBR