Rota de carregadores rápidos vai ligar SP a Punta del Este
Brasil acaba de ganhar a primeira rede privada de eletropostos
Boa notícia para quem têm carro elétrico e gosta de viajar. Em breve será possível ir de São Paulo a Punta del Este, no Uruguai. É que o Brasil acaba de ganhar a primeira rede privada de eletropostos (pontos de carregamentos).
A Rota Sul vai interligar a capital paulista às capitais e cidades importantes da região Sul do país com pontos de recarga rápida a cada 200 km.
O projeto é uma parceria da Nissan, Movida, Rede de Postos SIM e a Zletric que investirão R$ 2,4 milhões. Numa primeira fase, serão instalados nove pontos com carregadores em cidades estratégicas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Os equipamentos de recarga ficarão nos postos de combustíveis da Rede SIM, onde o usuário poderá recarregar seu veículo elétrico enquanto dispõe de estrutura complementar, como lanchonetes, restaurantes e banheiros.
Cinco carregadores rápidos, modelo 60Kw com conectores CCS e Chademo, entrarão em funcionamento nas próximas semanas. No Rio Grande do Sul, estão em implantação carregadores rápidos em São Sebastião do Caí, Gravataí, Gramado e Três Cachoeiras. Laguna, em Santa Catarina, também contará com um eletroposto.
Até outubro, outras quatro cidades terão eletropostos em funcionamento: Caxias do Sul (RS), Bento Gonçalves (RS), Itajaí (SC) e Araquari (SC).
Os carregadores rápidos do Posto SIM Retro, localizado na RS-122 em São Sebastião do Caí, parada tradicional no trajeto entre a Serra Gaúcha e Porto Alegre, e do Posto SIM da Freeway, em Gravataí, na autoestrada que interliga o litoral gaúcho a capital, já estão disponíveis para os usuários.
A ideia é que até o fim do ano, a Rota Sul atenda os três estados da região Sul.
No Brasil, existem cerca de 1,8 mil estações de recarga particulares e públicas. Os postos existentes junto com os novos Rota Sul permitirão viajar de São Paulo para Punta del Este, no Uruguai, com a segurança de pontos de recarga rápida a cada 200 km.
Brasil tem 100 mil carros eletrificados
Em julho, o Brasil superou a marca histórica de 100 mil veículos eletrificados em circulação, incluindo carros, caminhões e veículos comerciais leves, como vans e furgões. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Somente este ano foram emplacados 23.033 carros elétricos leves. A maior parte (6,5 mil) foi registrada no estado de São Paulo. Em seguida vem Minas Gerais, com 1,9 mil emplacamentos.
A conta inclui os híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e os elétricos a bateria (BEV); automóveis, comerciais leves, SUVs e utilitários.
No final de agosto, a rede de supermercados Assaí Atacadista inaugurou em São Paulo seu primeiro eletroposto com três pontos de carregamento. A companhia vai passar a disponibilizar o serviço gratuito de recarga elétrica para os carros dos clientes que frequentam suas lojas em 13 estados do país, por meio de uma parceria com a GreenYellow, que fornecerá os equipamentos.
Ao todo, o Assaí receberá o total de 90 eletropostos, que funcionarão com energia de fontes 100% renováveis. Outras 29 unidades do atacadista terão instalações de pontos de carregamento até o primeiro semestre de 2023.
Vibra, Raízen e Ipiranga também estão investindo na tecnologia. No início de julho, a Vibra (antiga BR Distribuidora) anunciou um plano de negócios para instalar 70 eletropostos até o fim de 2023, sendo 50 deles em rodovias. O objetivo é criar o maior corredor elétrico do Brasil, com quase 9 mil km de extensão.
Com informações da EPBR