Roteiro acompanha tornados e tempestades nos Estados Unidos

03/02/2016 14:50 / Atualizado em 07/05/2020 02:07

Para fugir da rotina, cada vez mais, as pessoas planejam viagens inesquecíveis. Alguns preferem resorts, outros locais para compras e muitos buscam conhecer o maior número possível de lugares em menos tempo. Mesmo assim, é crescente o número de viajantes que buscam por experiências únicas, percursos inusitados e locais pouco explorados.

Pensando nisso, a OneLapse Expedições Fotográficas está lançando um roteiro exclusivo, e não convencional, para acompanhar e registrar fotos de tornados e tempestades nos Estados Unidos.

Voltado para quem procura aventura e uma experiência inesquecível, a expedição, com nove dias de duração, atravessa a região conhecida como “Corredor dos Tornados” e inclui Estados que não fazem parte da rota tradicional dos turistas, como norte do Texas, Oklahoma, Kansas, leste do Colorado, Nebraska, Wyoming, Dakota do Sul e Dakota do Norte.

É nesta região que a s correntes de jato geladas que vem do Canadá se encontram com as massas de ar quente e úmido vindas do golfo do México. Este encontro forma imensas tempestades conhecidas como super células que podem gerar tornados.

Presenciar e fotografar fenômenos climáticos e manifestações naturais não é tarefa para amadores, por isso, o acompanhamento de guias especializados é fundamental para uma viagem segura e produtiva.

Segundo o fotógrafo Cristiano Xavier, um dos sócios da OneLapse, é necessário analisar, não só a previsão do tempo, mas dados e informações de satélites e radares. A época ideal, para a realização de uma expedição fotográfica como esta, é entre os meses de abril e julho. “Todos os dias pela manhã, junto de um guia local, revemos os dados meteorológicos e calculamos o local com a maior probabilidade de observarmos uma grande super célula. Realizamos o trajeto em uma van equipada com sensores, GPS e barômetros, e assim, monitoramos a formação das tempestades com a maior precisão possível”.

O ponto de partida é o Estado do Colorado, uma das regiões mais assoladas pelos grandes tornados durante os meses de junho e julho. A partir deste ponto, é traçado o itinerário do dia com base na previsão.

Durante o trajeto, os viajantes apreciam a paisagem bucólica do interior norte-americano, com muitas planícies e plantações agrícolas, e aproveitam as paradas para conhecer a cultura e os costumes de uma região pouco turística, mas que preserva modos de vida antigos bem característicos de suas raízes americanas.

“Uma rota bem traçada é fundamental. A paisagem plana e rural facilita a visualização das nuvens a grandes distâncias, o que é importante para planejar a abordagem das tempestades. Já as paradas são estratégicas para checar e acompanhar o desenvolvimento das áreas de instabilidade atmosférica e, se necessário, redefinir o trajeto”, explica Xavier.

Apesar de todo o acompanhamento meteorológico, para registrar fotos de tornados é necessário paciência e determinação por parte do fotógrafo, afinal eles podem demorar a acontecer. Xavier garante que a espera vale a pena. “Quando realizei a expedição, fotografei uma grande tempestade com a luz do pôr do sol atravessando as nuvens de um lado e a lua cheia nascendo no outro. Ficou difícil decidir pra onde apontar a câmera. No outro dia, graças a experiência do guia e ao trabalho da equipe, conseguimos presenciar de um local seguro uma situação nunca vista pela maioria das pessoas. Foram mais de 15 tornados em menos de uma hora. Um espetáculo que jamais esquecerei”.

Apesar de a aventura ser garantida, a OneLapse segue todas as precauções necessárias para garantir a segurança dos participantes. Todo o percurso é feito com guias especializados, que contam com equipamentos modernos de meteorologia.

As inscrições para o primeiro grupo do Brasil já estão abertas. O pacote custa US$ 4.590 (cerca de R$ 18.000, sem passagens aéreas) e inclui  hospedagem sem café da manhã, transporte privativo e seguro viagem. A viagem ocorre entre 25 de junho e 3 de julho. Mais informações pelo site  www.onelapse.com.br, pelo telefone (11) 25289181 ou e-mail: [email protected].