Roteiro culinário simula jogo de tabuleiro nos mercados de BH
Passeio cria versão mineira do jogo "War", onde o objetivo é conquistar a gastronomia regional
Quem nunca passou horas debruçado sobre o mapa do mundo do jogo de tabuleiro de War jogando partidas cheias de estratégia que invadiam a madrugada? No jogo, lançado no Brasil no comecinho da década de 1970, os participantes precisam cumprir com os objetivos de conquista de território e eliminação de inimigos tirados nas cartas.
A versão “mineira” é bem mais pacífica: o mapa contempla apenas o estado de Minas e a conquista dos territórios se dá na base da degustação das iguarias de cada região, como pão de queijo recheado, broa e doce de pequi. Nas cartas, há somente uma missão em comum: não se perder dentro do labiríntico território do Mercado Central de BH.
Esse é o clima do passeio “Minas é Muitas”, que percorre os mercados Central e Novo. “É uma caminhada que conta a história da gastronomia mineira e belo-horizontina através dos ingredientes e das receitas típicas mais antigas de cada região do estado”, explica a jornalista Luísa Dalcin, uma das idealizadoras do tour.
- 3 lugares para viajar sozinha no Brasil que você ainda não pensou
- São Roque (SP) tem tour enogastronômico e passeios históricos
- Aruba: 5 motivos para viajar diferentes dos que os blogueiros mostram
- 3 destinos para viajar sozinho sem gastar muito e fazer amizades pelo caminho
“Cada explorador recebe um tabuleiro, um mapa de Minas Gerais, para ir explorando a gastronomia, ouvindo as histórias da origem de cada ingrediente ou receita e, a cada região cuja culinária for ‘conquistada’, é só ir preenchendo com os selinhos da conquista.”
Experiências temáticas
Esse “mapa da mina” foi criado por Rafael Sette Câmara e pela esposa, Luísa, jornalistas de turismo e gastronomia do perfil e site Onde Comer e Beber. Rafael é um estudioso da história da cidade e escritor de crônicas e romances que têm BH como cenário.
O casal, que também guia outras experiências temáticas, começou a criar passeios culturais para envolver os amigos que visitam a capital mineira.
É que Luísa é gaúcha e viveu boa parte da vida em São Paulo. Rafael, que é de BH, tomou gosto pelos roteiros criados para agradar os amigos e familiares que vinham visitar. Juntos, resolveram unir o turismo à história e à gastronomia.
“Esse passeio mostra como um Estado pode ser vários ao mesmo tempo”, aponta Rafael. “É a alma mineira traduzida em um roteiro culinário por dentro dos dois principais mercados de BH.”
“War” da gastronomia mineira
O passeio “Minas é Muitas” começa no Mercado Central com um cafezinho recém passado, vindo lá de Orizânia, na Zona da Mata, e quitandas típicas do Noroeste do estado. Logo no início, os participantes recebem um “jogo de tabuleiro”, que é um mapa de Minas Gerais, estado que irão percorrer e “conquistar” através das comidinhas e bebidas encontradas pelos corredores.
No trajeto, são mostradas fotos antigas e contadas histórias sobre os dois mercados e sobre a origem dos principais ingredientes de Minas Gerais. A cada iguaria degustada, os exploradores entendem a importância ancestral desse ingrediente ou dessa receita, escutam as histórias dos produtores e preenchem o mapa com os selinhos da conquista.
O projeto Minas é Muitas ocorre um sábado por mês. As reservas podem ser feitas pelo Instagram. O passeio custa R$ 130, valor que inclui o mapa em PVC, os adesivos e degustações de: pão de queijo recheado do Sabiá, broa com queijo, biscoitos tradicionais, compotas doces, bolinho de feijão, queijos curados e embutidos da Loja do Itamar, limonada da Tradicional Limonada, licores, vinhos mineiros da Adega Gerais, cachaças, café Jetiboca e cerveja do Odeon.