Roteiro de 2 dias para quem está de passagem por Londres

Dicas para extrair ao máximo tudo que a capital inglesa tem a oferecer

Londres está entre os destinos mais visitados do mundo. Atrações é o que não falta na capital inglesa.

Se por acaso você estiver cogitando em conhecer Londres, mesmo que numa passagem rápida, listamos algumas atrações que merecem ser visitadas.

Big Ben, os ônibus de dois andares e as cabines telefônicas, cartões-postais de Londres
Créditos: extravagantni/iStock
Big Ben, os ônibus de dois andares e as cabines telefônicas, cartões-postais de Londres

Mas é claro que quanto mais tempo, melhor será sua experiência.

Esse roteiro por Londres não precisa ser algo fixo. É apenas o ponto de partida do seu planejamento, você pode fazer suas próprias alterações conforme seus gostos e necessidades.

Sem mais enrolação, vamos lá!

Dia 1
1 – Torre de Londres

Não existe lugar melhor para começar o seu roteiro do que a Torre de Londres, lar das joias da coroa e centro de numerosos eventos históricos.

A Torre de Londres com o rio Tamisa à frente
Créditos: rabbit75_ist/iStock
A Torre de Londres com o rio Tamisa à frente

Hoje em dia, há menos agitação do que no passado, mas você ainda encontrará muitas coisas para fazer, desde ver a coroa do monarca até a exploração da Torre Branca no centro da fortaleza.

Para tirar o máximo proveito de sua visita, o recomendado é chegar assim que a Torre abrir, que é por volta das 9h, e fugir da multidão que quer ver as joias da coroa.

Você provavelmente vai querer passar pelo menos uma hora aqui, talvez até duas. Há muito o que ver e fotografar!

2 – Ponte da Torre

A Ponte da Torre (Tower Bridge), a mais icônica de todas as pontes de Londres
Créditos: fotoVoyager/iStock
A Ponte da Torre (Tower Bridge), a mais icônica de todas as pontes de Londres

Seguindo direto da Torre de Londres, você se encontrará ao lado da Tower Bridge, a mais icônica de todas as pontes de Londres.

Se você quiser saber mais sobre a ponte e não apenas tirar algumas fotos clássicas, visite a Exposição Tower Bridge.

Aqui você pode aprender sobre a história da ponte, incluindo como ela foi construída e como o mecanismo de elevação funciona para permitir a passagem de navios.

Mas o mais emocionante é poder caminhar pela passarela de piso de vidro, uma passagem de 42 metros de altura que testará definitivamente qualquer medo de altura que você possa ter!

3 – HSM Belfast

O navio museu HMS Belfast
Créditos: Baloncici/iStock
O navio museu HMS Belfast

Depois de cruzar a Ponte da Torre, você pode considerar visitar o HMS Belfast, que está permanentemente ancorado no Tâmisa a uma curta caminhada da Tower Bridge, na margem sul.

O navio de guerra histórico pertence hoje ao Imperial War Museums. Desde 1971, é uma atração turística popular em Londres, e você pode gastar bastante tempo aprendendo tudo sobre a vida operacional a bordo de um navio de guerra, assim como a história do HMS Belfast especificamente.

4 – The Shard

Para uma vista verdadeiramente espetacular da cidade, você vai querer se dirigir para o prédio mais alto de Londres, o Shard. Este arranha-céu de 95 andares foi inaugurado em 2012, com o mirante aberto em 2013.

Vista do The Shard; arranha-céu se destaca na paisagem de Londres
Créditos: mbbirdy/iStock
Vista do The Shard; arranha-céu se destaca na paisagem de Londres

Do topo você tem uma vista incrível da maior parte de Londres, subindo e descendo o Tâmisa.

Aqui, além da vista, você vai ter acesso a diferentes e incríveis restaurantes como o Aqua, que oferecem a autêntica comida britânica.

Como alternativa ao Shard, você pode querer visitar o London Eye, a mais icônica roda-gigante que existe. Ele pode não ser tão alto quanto o Shard, mas como você está mais perto de Westminster, vai conseguir uma ótima vista das Casas do Parlamento.

Você também pode fazer as duas coisas!

5 – Casas do Parlamento

O prédio das Casas do Parlamento, mais conhecido como Palácio de Westminster.
Créditos: GoranQ/iStock
O prédio das Casas do Parlamento, mais conhecido como Palácio de Westminster.

Depois de visitar o Shard (ou o London Eye), a sugestão é que você siga para a estação London Bridge Tube e pegue a linha Jubilee até o metrô de Westminster, a duas paradas de distância.

Esta é uma jornada de 12 minutos e o único transporte público que você precisará pegar durante o dia.

Você vai se encontrar nas Casas do Parlamento, oficialmente conhecido como o Palácio de Westminster. Esta é a sede do governo na Inglaterra, lar da Câmara dos Comuns e da Câmara dos Lordes, e é onde a política na Inglaterra acontece.

Embora exista a possibilidade de entrar e conhecer o local internamente, recomendamos tirar fotos do lado de fora deste belo edifício, particularmente da Elizabeth Tower, lar do Big Bem.

6 – Westminster Abbey

Fachada da Abadia de Westminster
Créditos: Ziva_K/iStock
Fachada da Abadia de Westminster

A Abadia de Westminster é definitivamente uma das igrejas mais impressionantes do Reino Unido.

É aqui que acontecem os principais eventos da vida da família real britânica, incluindo casamentos reais (17 até a data) e coroações (a maioria dos governantes britânicos desde 1066).

7 – Churchill War Rooms

Turistas aguardam para vistar o banker de guerra de Churchill
Créditos: VictorHuang/Istock
Turistas aguardam para vistar o banker de guerra de Churchill

No último ponto da nossa lista para o primeiro dia está o Churchill War Rooms.

Situado abaixo do coração dos edifícios do governo em Londres, este enorme bunker subterrâneo é onde Winston Churchill dirigiu a maior parte do esforço de guerra durante a 2ª Guerra Mundial.

Dia 2

8 – Palácio de Kensington

Palácio e os Jardins de Kensington
Créditos: Pat_Hastings/iStock
Palácio e os Jardins de Kensington

No seu segundo dia em Londres, vá um pouco mais para o oeste e conheça algumas das atrações da área, começando pelo Kensington Palace.

Intimamente ligado à rainha Vitória, que nasceu aqui, o Palácio de Kensington é uma residência real, desde o século 17.

Hoje, ele é ocupado pelos príncipes William e por Harry e, embora você não possa visitar a Residência Real particular, é possível visitar as Salas do Estado.

9 – Royal Albert Hall

Vista panorâmica do Royal Albert Hall
Créditos: simonbradfield/iStock
Vista panorâmica do Royal Albert Hall

Do Palácio Kensington, faça um lindo passeio pelos Kensington Gardens até o Royal Albert Hall. Ele foi inaugurado pela Rainha Vitória em 1871 e é nomeado em memória de seu marido Albert, que havia morrido seis anos antes.

Construído como um espaço de entretenimento, hoje o salão é mais famoso por sediar o Proms –uma série longa de oito semanas de concertos de música clássica e eventos.

Ele também hospeda todos os tipos de eventos, desde exibições de filmes até tênis, então sempre há algo acontecendo por lá.

10 – Museu V&A

Fachada do Victoria and Albert Museum
Créditos: stockinasia/iStock
Fachada do Victoria and Albert Museum

Mantendo o tema “Rainha Vitória”, sua próxima parada é um dos museus favoritos em Londres –o Victoria and Albert Museum, geralmente conhecido como o V&A.

Gratuito para visitar (embora geralmente existam exposições especiais por uma taxa), este é o maior museu de artes decorativas e design do mundo, com mais de dois milhões de objetos na coleção que abrange 5.000 anos de existência humana.

11 – Palácio de Buckingham

Continuando seu roteiro depois do museu V&A, a última parada do seu tour é o Palácio de Buckingham. Dependendo da época do ano que você visita, você tem várias opções de horários para ir ao Palácio.

O mais recomendado é ir à tarde, depois de ter visitado todas as atrações do seu roteiro, e terminar o seu dia com essa incrível paisagem.

Vista do Palácio de Buckingham
Créditos: johnkellerman/iStock
Vista do Palácio de Buckingham

Você evitará as multidões associadas à cerimônia da troca de guarda e terá uma experiência muito mais agradável.

Depois de chegar até o final desse roteiro, com certeza você vai ficar com o sentimento de que gostaria de ficar mais tempo em Londres, afinal, ainda existe uma infinidade de locais para serem descobertos.

Mas o que realmente importa é que é possível se apaixonar por Londres em apenas 48 horas, e é isso o que conta.

Você conheceu os principais pontos turísticos, provou da gastronomia britânica e até conseguiu comprar alguns perfumes importados e outros mimos que você queria. Já podemos dizer que sua viagem foi um sucesso!